Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 19h46

Programa nacional de Aids do Ministério da Saúde tem novo diretor

Publicidade

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

O infectologista mineiro Dirceu Greco será o novo diretor do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, uma das maiores vitrines do país no âmbito da saúde internacional.

Greco substituirá a pediatra Mariângela Simão, que ocupava o cargo desde 2004 e que atuará agora no Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids) em Genebra, Suíça. A mudança será anunciada na próxima semana pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Em entrevista à Agência de Notícias da Aids, Greco disse que assumirá o cargo em uma situação confortável, porque a gestão de Simão foi "competente e democrática". Porém, reconhece que o recente desabastecimento de antirretrovirais no país é "um ponto sensível" para a coordenação da resposta brasileira contra a epidemia.

Em abril deste ano, três antirretrovirais --lamivudina, efavirenz e zidovudina-- estiveram em falta no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.

Segundo o Ministério da Saúde, houve problemas de logística na distribuição dos medicamentos, mas a situação já está regularizada.

O desabastecimento do remédio abacavir também gerou polêmica porque os pacientes foram obrigados a trocar o fármaco por outro de mesma classe. O ministério alegou na época que teve problemas de contrato e falta de documentação de um fornecedor indiano.

Ativistas da área apoiam a indicação de Greco e dizem que o principal desafio do infectologista será melhorar problemas como a falta de logística e de planejamento, enfrentados atualmente pelo departamento de Aids.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página