Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2010 - 14h29

Pessoa acima do peso deve ser chamada de gorda, não obesa, diz ministro britânico

Publicidade

DA REUTERS

Chamar uma pessoa de gorda ao invés de obesa motivaria mais a perda de peso, de acordo o ministro da Saúde Pública do Reino Unido.

Médicos e profissionais da saúde estão muito preocupados com o uso do termo "gordo", disse a ex-enfermeira Anne Milton, mas isso poderia ajudar a incentivar as pessoas a assumir responsabilidade pessoal por seu estilo de vida.

"Se eu me olhar no espelho e pensar que sou obesa, acho que fico menos preocupada do que se acho que sou gorda", disse Milton. "No final do dia, você não pode fazer isso por elas. As pessoas têm que ter a informação."

O Reino Unido tem uma das maiores taxas de obesidade na Europa e o nível tem subido constantemente nos últimos dez anos. Em 2008, quase um quarto dos adultos e 14% das crianças foram classificadas como obesas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Enquanto Steve Campo do Royal College of General Practitioners saudou os comentários de Milton, dizendo que os médicos precisam ser mais honestos com os pacientes em vez de dizer o que eles querem ouvir, alguns grupos de saúde alertaram contra o uso do termo.

"As pessoas não querem ser ofensivas. Há muito estigma por ser uma pessoa gorda", disse Lindsey Davies, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, que representa os profissionais de saúde pública. "A obesidade é algo que acontece com as pessoas ao invés de algo que elas são."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página