Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 18h38

Estudo associa suplementos de cálcio a ataques cardíacos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Suplementos de cálcio comuns ingeridos por idosos para fortalecer os ossos podem aumentar o risco de ataques cardíacos, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Os resultados, publicados no British Medical Journal, sugerem que o papel do cálcio no tratamento da osteoporose deve ser reconsiderado, afirmaram os pesquisadores.

Comprimidos de cálcio são normalmente prescritos para melhorar a saúde do esqueleto, mas um ensaio clínico recente sugeriu que eles poderiam aumentar o número de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares em mulheres idosas saudáveis.

Para investigar mais, uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ian Reid, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, revisou 11 estudos clínicos realizados com 12.000 pacientes.

Eles descobriram que os suplementos foram associados a um salto de cerca de 30% no risco de ataque cardíaco.

As chances de ter um AVC (acidente vascular cerebral) também aumentaram, em menor grau.
A relação foi consistente em todos os ensaios, independente da idade, sexo e tipo de suplemento.

Embora o risco adicional é modesto para qualquer indivíduo, o uso generalizado de suplementos de cálcio pode significar uma possibilidade muito maior de contrair a doença em toda a população, advertiram os autores.

Estudos anteriores descobriram que a elevar a ingestão de cálcio por mudanças na alimentação não aumenta os problemas cardiovasculares, sugerindo que os riscos estão restritos aos suplementos.

Em um comentário, John Cleland, da Universidade de Hull, no Reino Unido, e seus colegas salientam que, independentemente dos possíveis impactos sobre as taxas de ataque cardíaco, os suplementos de cálcio, provavelmente, não são muito eficientes na redução de fraturas em qualquer caso.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página