Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 10h08

Peso extra na gestação pode afetar saúde da criança

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mulheres que engordam mais na gravidez dão à luz bebês mais pesados e com mais chance de se tornarem adultos obesos. Eles também têm mais risco de desenvolver câncer, alergias e asma.

"O melhor momento para começar a prevenir a obesidade é antes do nascimento, prestando atenção ao ganho de peso da mãe na gravidez", diz David Ludwig, do Children's Hospital de Boston (EUA), que participou da pesquisa publicada no "Lancet".

Para o estudo, foram analisados dados de todos os nascimentos em Michigan e Nova Jersey entre 1989 e 2003. Foram 513.500 mulheres e 1,1 milhão de bebês.

"Mulheres que ganharam mais de 24 kg tiveram o dobro do risco de gerar bebês mais gordos em comparação às que engordaram dez quilos", disse Ludwig. "Foi um efeito bem linear."

Recém-nascidos das mães que engordaram mais eram 150 g mais pesados em comparação com os das que ganharam até dez quilos.

Especialistas recomendam um ganho de peso entre 11 kg e 16 kg na gravidez. Quem já está acima do peso deve tentar engordar até 11 kg. As obesas devem ficar entre 5 kg e 9 kg.

A composição do corpo da criança ao nascer pode afetar sua saúde mais tarde por meio de mudanças nos órgãos que regulam o metabolismo, como o hipotálamo e o pâncreas.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página