Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2010 - 11h35

Risco de alcoolismo cai com diálogo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma conversa de 20 a 40 minutos pode ser o suficiente para evitar que uma pessoa que bebe em excesso se torne um dependente de álcool.

O resultado é de uma técnica chamada intervenção breve, que tem por objetivo identificar indivíduos com comportamentos de risco e dar ferramentas para que possam mudar seus hábitos.

A técnica não é nova mas, pela primeira vez, uma pesquisa brasileira comprova seus benefícios: depois de avaliar mais de 4.000 pacientes, os autores constataram que o risco de a pessoa se tornar dependente do álcool cai 72% após a intervenção.

A metodologia é simples e pode ser aplicada por qualquer profissional da saúde -médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde, entre outros.

No primeiro momento, o paciente responde a um questionário de triagem de álcool, tabaco e outras substâncias, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. Esse instrumento classifica o nível de risco do uso de álcool e drogas.

Quando detectado o uso abusivo, o paciente passa pela intervenção breve. Ela é baseada na conscientização do comportamento de risco, na noção de que ele tem responsabilidade pela mudança de seus hábitos e no aconselhamento sobre a função que aquele comportamento desempenha na sua vida.

A conversa também inclui opções sobre o que a pessoa pode fazer para evitar determinado vício.
"Trabalhamos a autoconfiança, mostrando que ele é capaz de mudar", diz Maria Lucia Formigoni, uma das autoras do estudo.

A Unifesp vem oferecendo cursos de capacitação que já treinaram mais de 12 mil profissionais da saúde e lideranças religiosas em todo o país.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página