Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2010 - 19h33

Genérico de droga contra colesterol chega às farmácias

Publicidade

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

As versões genéricas e similares do Lípitor, medicamento para a redução dos níveis de colesterol, chegaram às farmácias brasileiras nesta terça-feira (17). O custo dos remédios é 35% inferior ao da droga de referência, da Pfizer, vendida por cerca de R$ 100, dependendo da concentração.

Na segunda-feira (16) , a desembargadora federal Vera Lúcia Lima, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro), indeferiu mandado de segurança da Pfizer que pleiteava a continuidade da validade da patente do Lípitor, um dos medicamentos mais vendidos no mundo.

No último dia 6, o mesmo tribunal decidiu pela suspensão dos efeitos da patente da atorvastatina (princípio ativo do Lípitor) e autorizou a EMS a produzir e comercializar versões genérica e similar do medicamento.

A patente do Lípitor havia expirado em julho de 2009, mas foi prorrogada até dezembro de 2010 por decisão judicial conseguida pela Pfizer. No entendimento dos desembargadores André Fontes e Vera Lúcia Lima, o prazo de validade da patente da Pfizer já deveria ter expirado no ano passado.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página