Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2010 - 10h21

Em jovens, estilo de vida pouco saudável é responsável por dores de cabeça crônicas

Publicidade

GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO

Um estilo de vida pouco saudável pode ser responsável por dores de cabeça crônicas em adolescentes. Isso é o que sugere um estudo da Universidade de Oslo, na Noruega, publicado na revista "Neurology".

Enxaqueca com aura eleva risco de morte

Segundo os autores, o sedentarismo, o excesso de peso e o tabagismo estão relacionados, de forma independente, com dores de cabeça recorrentes nos jovens.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores entrevistaram 5.847 estudantes, que responderam a questionários sobre suas queixas de dor de cabeça e hábitos de vida. Eles também foram submetidos a testes para avaliar peso e estatura.

Aqueles que praticavam esportes e não fumavam foram comparados aos portadores de hábitos considerados ruins.

PREVENÇÃO

De acordo com o artigo, as associações observadas, bem como o efeito aditivo desses hábitos, podem sinalizar alvos para a adoção de medidas preventivas.

"Estudos já haviam sugerido isso em mais de 10.000 adultos nos Estados Unidos, após acompanhá-los por dez anos. Os obesos e sedentários evoluíam, após anos, para cefaleia diária ou quase diária (mais de 15 dias por mês)", diz Abouch Krymchantowski, do Centro de Avaliação e Tratamento da Dor de Cabeça, no Rio de Janeiro.

Segundo o neurologista, a obesidade é encarada hoje como uma inflamação crônica. A enxaqueca, por sua vez, é uma doença genética que leva a crises de inflamação e sensibilização de alguns neurônios.

Quanto maior o número de crises, mais inflamações e mais processos de sensibilização, o que leva a mais crises. "O sedentarismo leva à obesidade e isso causa mais processos de inflamação neurogênica", completa ele.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página