Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2010 - 10h42

Iniciativa de como dar más notícias é bem-vinda, mas chega com atraso ao Brasil

Publicidade

HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA

Fora do Brasil, estudos sobre a forma de dar más notícias a pacientes e seus familiares remontam aos anos 50, quando um diagnóstico de câncer era sinônimo de sentença de morte.

Guia vai ensinar médicos do país a dar más notícias

De lá para cá, acumularam-se importantes avanços na medicina, que, entretanto, não diminuíram a necessidade de comunicar prognósticos difíceis.

Nesse contexto, é bem-vinda a iniciativa do Inca e do Hospital Albert Einstein de oferecer aos profissionais de saúde brasileiros uma publicação com vistas a prepará-los para essas situações.

Na verdade, ela chega até com um certo atraso. O protocolo Spikes, programa de seis passos que se tornou referência na área, já completou uma década de vida.

A ideia central do Spikes é que a maioria dos pacientes deseja ter informações precisas sobre seu estado de saúde, mesmo que elas não sejam favoráveis.

Cabe ao médico sondar o doente ou seus familiares para descobrir quanta informação estão dispostos a receber e transmiti-la de modo compreensível e empático.

Lidar da melhor forma possível com a torrente de emoções que esse tipo de notícia provoca é a chave do processo.

A boa notícia é que há vários trabalhos mostrando que a capacidade de dar más notícias é algo que pode ser ensinado e que melhora com a prática. Os ganhos daí decorrentes valem tanto para os pacientes, que têm seus desejos respeitados, como para os médicos. Reduzir a carga de estresse nessas situações costuma resultar em carreiras mais longas.

A discussão agora é introduzir o treinamento nos cursos de graduação. Seria uma medida sábia. O envelhecimento da população e a dinâmica dos avanços científicos --em geral a capacidade de diagnosticar e prognosticar antecede a de tratar-- sugerem que precisaremos cada vez mais de médicos preparados para dar más notícias.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página