Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 12h06

Brasil pede certificado de país livre do sarampo a organização de saúde

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Brasil entregou à Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) relatório para poder receber o certificado de país livre do sarampo, embora três Estados tenham registrado a doença neste ano. O documento foi entregue pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao Conselho Diretor da Opas na semana passada, em Washington, nos Estados Unidos.

O Brasil é o primeiro país das Américas a pedir o certificado de eliminação do sarampo. Na última década, o número de casos no Continente Americano caiu 99%, passando de 135.900, em 1998, para 11 casos, em 2009.

De acordo com o ministério, o Brasil não registra transmissão de sarampo desde 2000. A última vez foi em Mato Grosso do Sul. De 2001 a 2009, foram 67 casos confirmados. Em todos, os pacientes contraíram a doença em outros países ou em contato com infectados, os chamados casos importados.

Neste ano, foram confirmados casos da doença em três estados: Rio Grande do Sul, Paraíba e Belém. Sobre isso, a Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde explica que estão relacionados a casos registrados na África do Sul e na Europa. Segundo o governo, tais confirmações não tiram a condição de o país ser considerado livre do sarampo.

No relatório, o governo brasileiro informa que conseguiu vacinar 95% dos grupos prioritários contra a doença. Na década de 1970, 5% dos infectados morriam. A partir da década de 1990, o país passou a fazer a vacinação em larga escala, com o uso da vacina tríplice viral para crianças de um ano. A vacina é recomendada para a população até 49 anos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página