Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2010 - 04h06

Pesquisa mostra por que protetores solares causam alergia

Publicidade

DE SÃO PAULO

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo e da Universidade Chalmers de Tecnologia, na Suécia, identificaram uma substância altamente alergênica em protetores solares quando eles ficam em contato com o sol. A informação foi publicada no site de notícias científicas "Science Daily".

Segundo os autores do trabalho, pouco se sabe sobre as reações químicas que acontecem quando os cremes ficam expostos ao sol e como a pele é afetada por essas substâncias que resultam da degradação dos produtos.

No estudo, foi identificada uma substância chamada de "arylglyoxales", altamente alergênica, o que explicaria porque muitas pessoas não podem usar cremes com dibenzoilmetano, um dos componentes que absorvem o efeito dos raios UVA em protetores solares.

Ainda de acordo com o trabalho, a descoberta pode ajudar a compreender o mecanismo da alergia de fotocontato_induzidas pela exposição à luz_ e auxiliar na produção de protetores solares menos alergênicos. Um novo teste para identificar esse tipo de alergia está sendo desenvolvido.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página