Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 06h50

Entidade britânica detecta sibutramina em fitoterápicos não autorizados

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A sibutramina, uma droga retirada na Europa e EUA por motivos de segurança, foi encontrada em medicamentos fitoterápicos comercializados como auxiliares de perda de peso.

Análise do chá Payouji e das cápsulas Pai You Guo Slim realizada pela fiscalização de medicamentos do Reino Unido revelou que ambos continham a substância. A informação foi publicada no site da "BBC News".

Anvisa restringe venda de emagrecedor
Consumo de sibutramina despenca após restrições
Sibutramina não aumenta risco de doença cardiovascular, dizem especialistas

O emagrecedor foi retirado do mercado britânico em janeiro de 2010 por temores de aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.

Qualquer pessoa que tomasse a droga foi aconselhada a interromper o tratamento e consultar um médico.

A sibutramina foi aprovada como um medicamento antiobesidade em 1997, mas dados de estudos recentes mostraram um aumento da taxa de ataques cardíacos e derrames entre pessoas que tomavam o remédio.

Enquanto foi retirado da Europa em janeiro, só saiu do mercado americano no início deste mês.

Vários produtos à base de plantas foram recolhidos nos EUA porque descobriram que continham a droga.

A Entidade Reguladora de Medicamentos e Cuidados de Saúde, que supervisiona remédios no Reino Unido, disse que qualquer produto contendo a substância é considerado "nocivo à saúde humana".

Eles disseram que não só podem ter efeitos colaterais, incluindo pressão alta, convulsões, ataques cardíacos ou derrames, como podem interferir em outros medicamentos prescritos.

Segundo Richard Woodfield, do departamento de fitoterápicos, "as pessoas precisam estar cientes de que o chá Payouji chá e as cápsulas Pai You Guo Slim são medicamentos fitoterápicos não autorizados e, portanto, não cumprem as normas de seguro".

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página