Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 06h45

Risco de câncer de testículo é maior entre homens altos

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Homens altos podem ter um risco maior de desenvolver câncer testicular, segundo especialistas dos Estados Unidos. Após analisar os dados de um estudo com mais de 10.000 homens, pesquisadores descobriram que, a cada 5 cm de altura acima da média, a chance aumenta 13%.

A informação foi publicada no site da "BBC News".

Os dados analisados pelos americanos partiram de 13 estudos diferentes sobre a doença. Todas as pesquisas, realizadas ao longo da última década, incluem a incidência do câncer e registros de altura dos homens envolvidos.

Michael Blaise Cook e sua equipe averiguaram se o risco de câncer está relacionado à altura e ao peso.

Eles não encontraram nenhuma ligação entre o peso corporal e a condição, mas uma tendência surgiu com a altura.

No entanto, os especialistas apontam que o risco de vida em quem desenvolve este câncer é baixo --uma morte a cada 210 casos no Reino Unido.

Assim, mesmo entre os homens maiores que a altura média dos britânicos (1,74 m), o risco se mantém pequeno.

Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer ainda não sabem explicar de que forma a altura aumenta a chance de um homem desenvolver câncer testicular.

Menos de 2.000 novos casos de câncer de testículo são diagnosticados a cada ano no Reino Unido, contabilizando apenas 1% dos casos de câncer que acometem os homens.

Segundo Sara Hiom, diretor de informação da saúde da organização Cancer Research UK, "os homens altos não devem ficar alarmadas pela pesquisa, pois menos de quatro em 100 tumores nos testículos são realmente cancerígenos".

"Mas ainda é importante que os homens fiquem atentos a qualquer alteração de tamanho ou peso dos testículos, principalmente os mais homens jovens. A doença é mais comum entre aqueles com idade até 35 anos", alertou o pesquisador.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página