Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2010 - 19h18

Instituto Nacional de Câncer precisa de doadores de sangue para recompor estoque

Publicidade

DO RIO

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) informou nesta quarta-feira que precisa de doações de sangue para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Segundo o instituto, há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em média, o Inca atende 1,3 mil pacientes por mês. Muitos são submetidos a tratamento quimioterápico e radioterápico, além de cirurgias e transplantes de medula óssea, o que faz com que as transfusões de sangue na instituição sejam frequentes. Para atender essa demanda, é preciso manter estoque suficiente de sangue.

"Tivemos uma redução nas doações voluntárias na segunda quinzena de novembro. Por esse motivo, pedimos para quem tem disponibilidade vir ao Inca e, num gesto de solidariedade, ajudar os pacientes em tratamento na instituição", diz a coordenadora da área de hemoterapia do Inca, Iara Motta.

O banco de sangue do instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no centro do Rio. Para a doação de plaquetas, feita por um procedimento especial, é necessário marcar hora pelos telefones 2506-6021 e 2506-6580.

Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. A ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas quatro horas anteriores à doação.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página