Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 15h08

Mais de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para as prateleiras em 2009

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Um estudo da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) revela que cerca de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para as prateleiras brasileiras em 2009.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira durante a assinatura, pelo Ministério da Saúde, de um acordo de cooperação que prorroga por três anos o Fórum da Alimentação Saudável.

De acordo com a Abia, desde 2008, 94,6% das empresas associadas à entidade atingiram a meta que estabelece um limite de 5% de presença de gordura trans no total de gorduras em alimentos processados. No caso de óleos e margarinas, o limite é de 2%.

As metas foram estabelecidas com base em recomendações da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). A Abia representa 70% do setor produtivo nacional.

Foram avaliadas 12 categorias de alimentos que incluem snacks, massas instantâneas, sorvetes, caldos, chocolates, sopas, panetones, óleos, pratos prontos, biscoitos e bolos, além de margarinas e cremes vegetais.

As medidas previstas no Fórum da Alimentação Saudável também incluem a redução gradual do teor de sódio em alimentos processados. A expectativa é que, até 2020, o consumo de sal em todo o país seja reduzido em 50%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de altas taxas de gorduras trans e de sal aumenta os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral).

No Brasil, um terço das crianças entre 5 e 9 anos apresenta excesso de peso. Entre adultos, o percentual chega a 50%. Além disso, 24,4% da população adulta em capitais brasileiras foram diagnosticados como hipertensos e 5,8%, como diabéticos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página