Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 15h00

Remédio experimental contra câncer traz risco tóxico, alerta FDA

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um medicamento experimental desenvolvido pela companhia farmacêutica AstraZeneca para tratar câncer de tireoide traz riscos de "toxicidade substanciais", alertou na terça-feira (30) a FDA, agência reguladora de remédios e alimentos nos Estados Unidos.

Cerca de 31% dos pacientes que tomaram o medicamento, chamado vandetanib, tiveram efeitos colaterais severos em comparação com 13% dos pacientes que apresentaram os mesmos sintomas ao ingerir um placebo.

Mais de 80% dos pacientes em um estudo de fase 2 que começaram a se tratar com uma dose de 300 miligramas da droga "precisaram reduzir ou interromper" a medicação, acrescentou a FDA em um relatório publicado antes de uma reunião de especialistas para discutir as descobertas, em 2 de dezembro.

Segundo um estudo subsequente no qual os pacientes ingeriram uma dose de 100 miligramas da droga, 21% precisaram reduzir a dose ou interromper o uso do remédio.

Embora a FDA não tenha que seguir as recomendações do painel de especialistas, a agência normalmente o faz.

Entre os efeitos colaterais relatados estão uma perigosa erupção na pele conhecida como síndrome de Stevens-Johnson, derrames e doença pulmonar.

O laboratório AstraZeneca espera para janeiro uma decisão sobre a aplicação do vandetanib em pacientes com câncer medular de tireoide, uma forma da doença relativamente rara, diagnosticada em 45 mil pessoas, este ano, nos Estados Unidos.

Segundo a companhia, o medicamento atua na restrição do crescimento do tumor.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página