Publicidade
Publicidade
Aparelho portátil diagnostica e trata câncer de pele
Publicidade
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Desenvolvido pela USP de São Carlos, um aparelho portátil está realizando as primeiras experiências para diagnosticar e tratar o câncer de pele. O método se contrapõe à cirurgia que é feita atualmente para remover o câncer, que implica a retirada do tecido doente.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
A tecnologia utiliza a fluorescência e padrões de luz para detectar alterações no epitélio de pacientes e realizar o tratamento contra a doença.
Segundo o autor da pesquisa que resultou no novo aparelho, o físico Mardoque da Costa, o tratamento contra o câncer detectado poderá ser realizado em apenas um dia, por meio do ácido aminolevulínico (ALA). A substância é aplicada na parte de aparência doente como uma pomada e, em seguida, o aparelho emite uma luz ultravioleta na região para realizar o diagnóstico.
O tecido lesado é identificado pelos componentes químicos que se alteram após a aplicação do ácido e a emissão de luz ultravioleta. O papel da luz vermelha emitida na região doente é oxidar e matar as células com câncer, de acordo com o autor.
Agora, os objetivos principais são consolidar a técnica e promover a aceitação do equipamento. O físico acredita que, caso validado, deve ser distribuído por todo país até a metade de 2011 e abranger cerca de 8 mil pacientes.
com Agência USP
+ notícias sobre câncer de pele
- Novo aplicativo australiano para celular combate câncer de pele
- Nanotecnologia ajuda a tratar câncer de pele
- Medicamento eleva sobrevida de pacientes com câncer de pele
+ Notícias em equilíbrio e saúde
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Prepare sopas funcionais indicadas por nutricionistas
- Incidência de osteoporose no Brasil deve subir 32% até 2050
- Noivas fazem de tudo para entrar no vestido, até 'dieta da sonda'
- Suplemento de cálcio dobra risco de sofrer infarto, diz pesquisa
- Gene pode levar a anticoncepcional masculino não hormonal
+ Comentadas
- Estudo reafirma relação entre parto por cesárea e obesidade infantil
- Entre latino-americanos, Brasil é o 3º em consumo de álcool
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV