Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2010 - 12h50

Quilinhos a mais aumentam risco de morte, diz estudo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma revisão de estudos envolvendo 1,5 milhão de pessoas trouxe más notícias para quem tem pneuzinhos a mais, ainda que sejam poucos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Apesar de muitas pesquisas ligarem a obesidade a problemas cardíacos, diabetes e câncer, o sobrepeso não tinha esse tipo de associação.

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer americano pode mudar essa percepção do gordinho saudável.

Segundo o estudo, publicado ontem no "New England Journal of Medicine", o intervalo mais seguro do índice de massa corporal é de 22,5 a 24,9.

O número é calculado dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado, em metros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um resultado de 25 a 30 significa sobrepeso e mais de 30 é obesidade.

"Há um pequeno aumento no risco de morte associado ao sobrepeso, cerca de 10% na comparação com quem tem peso normal", afirmou Amy Berrington, líder do estudo, que acompanhou pessoas por períodos de cinco a 28 anos.

Pessoas com obesidade mórbida (IMC maior do que 40) têm um risco duas vezes e meia maior de morrer do que outras com peso normal e da mesma idade.

Os magros demais também não escapam. Pessoas com índice de massa menor do que 20 tiveram mortalidade maior do que as de peso normal.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página