Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2010 - 13h36

OMS apresenta aparelho que acelera diagnóstico da tuberculose

Publicidade

DE SÃO PAULO

A OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentou um aparelho de diagnóstico da tuberculose que dá resultados precisos em 100 minutos, frente aos três ou quatro meses que demoram os exames convencionais.

O aparelho, que é automático, examina as moléculas de DNA para detectar a tuberculose e verificar se é resistente aos remédios convencionais.

Os resultados são tão rápidos que permitem que os pacientes recebam tratamento imediato.

Além disso, o novo método possibilita uma economia nas técnicas e na infraestrutura de laboratório, que são bastante caras, e é tão fácil de usar que não é necessário muito tempo de treinamento para que se aprenda a operá-lo.

Após ter sido testado na África do Sul, Uganda e Lesoto, a OMS calcula que triplicará os diagnósticos de tuberculose resistente a remédios convencionais e dobrará o número de diagnósticos de pacientes com tuberculose e HIV.

"A nova tecnologia está disponível para todos os países do mundo, tanto os ricos como os pobres, o que representa outro feito revolucionário", disse o médico Mario Raviglione, diretor do departamento "Stop TB" da OMS.

Na apresentação do aparelho, Raviglione afirmou que se trata da tecnologia "mais revolucionária dos últimos 20 anos" neste campo, no qual o diagnóstico da tuberculose se transformou "em um desafio real".

O enviado especial da ONU para a tuberculose, o ex-presidente de Portugal Jorge Sampaio, declarou que o aparelho, "que parece uma máquina de café", terá um impacto "tremendo", e definiu o lançamento como "um grande descobrimento".

"Ao contrário de outras pandemias, ninguém fala da tuberculose, e lutar por uma doença negligenciada é algo realmente corajoso", ressaltou Sampaio.

A partir de agora, o desafio do novo aparelho - fabricado pela empresa americana Cepheid e cujo desenvolvimento foi financiado por fundações como a de Bill e Melinda Gates - é sua implantação, visto que o custo por unidade é de US$ 17 mil.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página