Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 19h25

Ação pede à Anvisa regulamentação de Bisfenol A em embalagens

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Ministério Público Federal de São Paulo quer que a Anvisa obrigue fabricantes a informar a presença o Bisfenol A --composto usado em embalagens plásticas-- nos rótulos dos produtos que contenham a substância.

Segundo a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que moveu ação na Justiça, a Vigilância Sanitária tem 40 dias para fazer a revisão, para depois definir quando a regulamentação será implantada.

União Europeia vai banir bisfenol A das mamadeiras em 2011
Plástico nocivo será tirado de produtos, diz indústria
Produto usado em recipientes de comida afeta fertilidade masculina
Agência classifica composto do plástico como preocupante
Componente de embalagens eleva risco de impotência, diz estudo

O Bisfenol A é um componente amplamente utilizado no mercado para produzir plásticos usados em garrafas, copos e mamadeiras, além de embalagens de alimentos em geral. De acordo com estudos científicos recentes, o BPA pode comprometer a saúde das pessoas e ainda causa doenças cardíacas e câncer.

Na União Europeia, Canadá e Costa Rica a utilização do componente é proibida e o FDA ((agência que regula remédios nos EUA) já demonstra grande preocupação em relação ao uso da substância no país.

A Procuradoria informou que, caso seja concedida a liminar e esta não seja cumprida, haverá multa de, no mínimo, R$ 100 mil por dia de descumprimento.

Procurada pela reportagem, a Anvisa declarou que ainda não foi notificada sobre a ação.

HISTÓRICO

Em julho de 2010, a Procuradoria instaurou um inquérito para apurar os riscos do BPA à saúde. A Vigilância Sanitária foi questionada sobre a substância e respondeu que estava ciente sobre os estudos da agência norte-americana a respeito dos riscos à saúde e, principalmente, sobre o possível efeito do Bisfenol A no sistema neurológico de fetos, bebês e crianças.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia também manifestou sua preocupação e prestou informações sobre os estudos existentes quanto à nocividade do Bisfenol A.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página