Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2011 - 05h34

Reabilitação de AVC pode ser feita em casa, diz estudo

Publicidade

DA REUTERS

Pessoas que sofreram um derrame e recebem terapia física em casa podem se recuperar tão bem quanto aqueles que passam por reabilitação com equipamentos de alta tecnologia, segundo pesquisa dos Estados Unidos.

O estudo também mostrou que pacientes que começam a tratar mesmo seis meses depois do AVC ainda podem melhorar a capacidade de andar, contrariando a ideia de que o tratamento é eficaz só no primeiro semestre depois da lesão.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na última sexta-feira (11), em Los Angeles. É o maior estudo sobre reabilitação de AVC já feito nos EUA.

"Os resultados mostram que o tratamento mais caro não é superior ao tratamento de força e equilíbrio em casa", disse Walter Koroshetz, do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, agência que financiou o estudo.

O estudo envolveu mais de 400 pacientes com qualquer deficiência grave ou moderada, divididos aleatoriamente em três grupos.

Os pesquisadores estudaram a eficácia do treinamento locomotor que envolve exercícios em uma escada rolante e a de um programa de exercícios feito em casa.

Depois de um ano, 52% dos participantes tinham melhorado a capacidade de andar. Não fez diferença se o paciente começou os exercícios dois ou seis meses depois o derrame.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página