Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 18h20

ProTeste encontra carne bovina em hambúrgueres de frango e peru

Publicidade

MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em uma análise sobre hambúrgueres congelados de frango, soja e peru, a ProTeste (entidade de defesa do consumidor) constatou que algumas marcas misturam carne bovina ao produto, sem declarar a presença no rótulo. Apesar disso, a pesquisa concluiu que os três tipos de hambúrguer são saudáveis.

SXC
Análise da Proteste (entidade de defesa do consumidor)detecta carne bovina em hambúrgueres de frango e de peru
Análise da ProTeste (entidade de defesa do consumidor)detecta carne bovina em hambúrgueres de frango e de peru

A carne de boi foi encontrada no hambúrguer de frango da Perdigão e no de peru da Batavo, sem que constasse a informação em ambas as embalagens. O produto de peru da Sadia também não informa o consumidor de que existe carne de frango na sua composição.

Segundo a ProTeste, o hambúrguer de ave misturado com carne é mais saudável que o tradicional, mas é um desrespeito ao consumidor que tem direito de saber o que está consumindo.

Em entrevista à Folha, a nutricionista da entidade, Manuela Dias, disse que o intuito da pesquisa foi levantar as diferenças entre os hambúrgueres bovino e misto --testados no passado-- e os de frango e peru.

"Queríamos ver se tinha muita diferença. O de frango e peru são bem melhores que o misto e o de carne. A única coisa que chamou atenção foi a presença de outros tipos de carne."

A nutricionista explicou que a metodologia usado nos laboratórios não especificou a quantidade de carne, apenas a presença ou ausência. "Realmente pode ser uma quantidade baixa, mas não tem como saber."

Nos hambúrgueres onde foi identificada a presença de carne bovina, não havia menção na lista de ingredientes, com exceção dos hambúrgueres de peru. "Na lista de ingredientes, havia gordura de aves. Pode ser que o frango detectado tenha vindo dessa gordura."

"A descoberta entra numa questão ideológica, porque existem pessoas que não querem consumir carne vermelha", disse Dias.

Em relação à higiene, todos os produtos foram muito bem avaliados, de acordo com a nutricionista.

QUALIDADE NUTRICIONAL

Os resultados de qualidade nutricional foram positivos, pois o valor calórico dos hambúrgueres é menor. A quantidade de calorias dos produtos de soja e de peru se equivalem, com 154 kcal e 153 kcal, enquanto o bovino tem 270 kcal. O de frango tem 177 kcal e o misto, 202 kcal.

Além disso, todos os tipos testados apresentam baixo teor de gordura total e saturada, e zero de gordura trans. Os melhores são os do de peru e de soja, mas em todas as versões, os menos gordurosos são da Perdigão. O hambúrguer de peru tem 66% menos gordura total que o de carne bovina.

Foram avaliados os hambúrgueres de frango da Sadia, Perdigão, Aurora, Rezende, Seara, Batavo e Pif Paf; de soja da Sadia e Perdigão; e de peru da Perdigão, Batavo e Sadia.

A ProTeste ainda informou que está reivindicando uma legislação que defina melhor as espécies que podem ser usadas em cada tipo de hambúrguer, para que o consumidor não coma um tipo achando que só há frango, por exemplo, quando tem também carne bovina. Como a legislação dos hambúrgueres não trata dos produtos à base de soja, ainda está pedindo um regulamento específico.

Segundo a legislação, a definição de hambúrguer é um produto obtido de carne moída de animais de açougue, como bovino, suíno, caprino, entre outros.

OUTRO LADO

Em nota, a BRF Brasil Foods, detentora de três das marcas analisadas --Sadia, Perdigão e Batavo-- apresentou os seguintes esclarecimentos:

"A companhia não recebeu informações detalhadas a respeito das metodologias utilizadas, nem de como a ProTeste chegou às conclusões apontadas. A identificação do tipo de carne presente só poderia ser feita de forma conclusiva com uma metodologia específica e que não está claramente descrita nas metodologias que o ProTeste afirma ter utilizado. Ainda assim, todos os nossos produtos são inspecionados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, por meio do SIF (Serviço de Inspeção Federal), ou seja, os produtos que saem de nossas fábricas seguem rigorosamente toda a regulamentação técnica prevista. Em paralelo à inspeção do SIF, a companhia possui uma área de garantia da qualidade, cujo objetivo é assegurar que nossos produtos tenham os mais altos padrões de qualidade e de segurança alimentar. Assim que fomos informados dos testes feitos e dos respectivos lotes analisados, fizemos a rastreabilidade dos produtos em questão. Nessa pesquisa, não se constatou nenhum tipo de mistura de matérias-primas. Por fim, a BRF reitera seu compromisso com a qualidade de seus produtos e com o respeito ao consumidor."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página