Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 13h07

ONU adverte para aumento da produção das 'designer drugs'

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A produção das chamadas "designer drugs", cuja estrutura molecular é modificada para driblar a lei, alcançou proporções preocupantes, adverte a Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes) em seu relatório anual, divulgado nesta quarta-feira.

Esta agência das Nações Unidas, com sede em Viena, explica que este tipo de droga é fácil de produzir e seu número aumenta. Na internet, é possível encontrar instruções para a produção destas substâncias, destaca.

Estes entorpecentes são obtidos através de uma ligeira modificação da estrutura molecular das substâncias ilegais, provocando os mesmos efeitos e conseguindo escapar da legislação contra as drogas tradicionais.

"Na Europa, 16 novas 'designer drugs' já são alvo de monitoramento; no Japão, são pelo menos 51", diz a Jife.

"Em vista dos riscos que acarreta para a saúde o consumo das 'designer drugs', instamos os governos a adotar medidas nacionais de controle para impedir a fabricação, o tráfico e o consumo destas substâncias", declarou o presidente da Jife, Hamid Ghodse.

A corrupção é um dos fatores que facilitam o tráfico de drogas, já que este gera lucros superiores aos recursos das instituições públicas, lembra a Jife, defendendo que o combate a este mal "seja uma das maiores prioridades" dos governos.

A agência da ONU também alerta os governos sobre as dificuldades de acesso aos medicamentos em muitas partes do mundo.

"Mais de 80% da população mundial não tem acesso, ou se tem, ele é insuficiente, aos analgésicos", destaca a Jife, acrescentando que o mundo ocidental consome 90% dos medicamentos disponíveis no mercado.

A entidade destaca ainda que o sudeste asiático se transformou em uma das principais regiões fornecedoras de produtos químicos para a fabricação de drogas sintéticas.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página