Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2011 - 18h20

Estresse não afeta tratamento de fertilidade

Publicidade

NICHOLAS BAKALAR
DO "NEW YORK TIMES"

As mulheres que estão fazendo tratamento de fertilidade podem relaxar, dizem os pesquisadores: apesar do senso comum, estar tensa ou preocupada não afeta as chances de engravidar.

Pesquisadores britânicos revisaram 14 estudos de 10 países abrangendo 3.583 mulheres inférteis que passaram por um ciclo de tratamentos de fertilidade.

Já foram realizados vários estudos sobre o tema, com metodologias bastante distintas, mas esta revisão, publicada online no "BMJ", considerou apenas aqueles que classificaram a perturbação emocional antes do tratamento, e compararam os índices em mulheres que ficaram e não ficaram grávidas mais tarde.

Não há dúvidas de que um tratamento de fertilidade pode ser estressante. De acordo com o artigo, 30% dos casais interromperam o tratamento devido à carga psicológica. Porém, pesquisadores não conseguiram encontrar uma associação entre o estresse emocional e a falha de um ciclo completo de tratamento de fertilidade.

Os autores reconhecem que a revisão não pôde excluir a possibilidade de que alguns mecanismos biológicos que ligam o estresse à fertilidade possam ser encontrados usando outros métodos ou estudando populações diferentes.

Porém, a principal autora do estudo, Jacky Boivin, professora de psicologia de saúde da Cardiff University, em Wales, afirmou que o estresse provavelmente não era o problema para mulheres que estavam tentando engravidar.

"Lidar com o estresse", ela disse, "deve focar mais em melhorar a qualidade de vida das pessoas do que melhorar suas chances de conceber".

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página