Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2011 - 17h37

Clínica espanhola testa vacina contra câncer de mama

Publicidade

DA EFE

Uma clínica espanhola deu início ao teste de vacinas personalizadas para reduzir as recaídas em pacientes que sofreram câncer de mama.

As vacinas são elaboradas com células do sistema imune do paciente e estimuladas com seu próprio tumor para reduzir a progressão da doença.

O estudo foi anunciado nesta terça-feira pela Clínica Universidade de Navarra e é pioneiro em aplicar o tratamento combinado ao padrão.

Os resultados preliminares sobre um eventual aumento de respostas do tumor --redução de tamanho e, inclusive, desaparecimento-- aos tratamentos combinados de quimioterapia e imunoterapia deste teste clínico poderiam ser obtidos em maio de 2012.

O teste foi aprovado recentemente e ainda mantém aberta a fase de recrutamento de pacientes: mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágios 2 e 3, correspondentes a tumores não metastásicos, de mais de 2 cm, com ou sem afetação ganglionar.

As participantes receberão o tratamento convencional (quimioterapia para reduzir o volume da doença, extirpação do tumor e radioterapia), além das vacinas personalizadas antes da cirurgia e posteriormente como manutenção.

O projeto tem dois anos de duração e complementa o tratamento tradicional, com mínimo de seis vacinas e máximo de 14.

As vacinas são elaboradas no laboratório de Tratamento Celular da Clínica Universidade de Navarra com células tumorais extraídas dos próprios pacientes.

Para isso, é realizada uma biópsia do tumor, as células tumorais são processadas e delas são obtidos os antígenos --molécula capaz de induzir uma resposta do sistema imune.

Além disso, são extraídas células do sistema imunológico, assim, as próprias defesas da paciente podem reconhecer o tumor como uma ameaça para o organismo.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página