Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2011 - 19h35

Comer tarde da noite provoca aumento de peso

Publicidade

ANAHAD O'CONNOR
DO "NEW YORK TIMES"

Há anos, existe um debate sobre a ligação entre comer tarde da noite e o ganho de peso. Mas, embora muitos especialistas em dieta suspeitem dessa ligação, ela não foi comprovada em estudos.

Grande parte da pesquisa sobre o assunto foi realizada com animais e com resultados mistos. Um estudo de primatas realizado em 2005 na Universidade de Saúde e Ciências de Oregon descobriu que refeições feitas tarde da noite não causam ganho de peso e, se a refeição for às 10h ou às 22h, o valor calórico será o mesmo.

No entanto, um estudo realizado com homens e mulheres adultos, publicado em abril no jornal "Obesity", reforça a argumentação de que comer tarde afeta muito a cintura.

No estudo, os pesquisadores acompanharam os padrões de dormir e comer de 52 pessoas por sete dias. Cerca de metade dessas pessoas dormia tarde, sendo o ponto médio de seus ciclos de sono às 5h30 ou mais tarde. Os demais dormiam normalmente, sendo seus pontos médios de sono antes das 5h30.

No final do estudo, os cientes descobriram que as pessoas que dormiam tarde tinham índices de massa corporal mais altos, normalmente consumiam mais calorias no jantar e comiam menos frutas e vegetais.

Elas também dormiam menos horas, hábito geralmente vinculado ao ganho de peso. No entanto, mesmo depois de se ajustar a essas e outras variáveis, os cientistas descobriram que comer após as 20h está associado ao índice de massa corporal mais alto, sugerindo que as calorias ingeridas à noite, por algum motivo, são mais prejudiciais ao seu peso.

Em resumo, estudos recentes sugerem que comer à noite pode, de fato, causar mais ganho de peso, embora o motivo não seja claro.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página