Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2011 - 12h39

Hospital das Clínicas recruta cardíacos para tratamento e estudo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Hospital das Clínicas busca homens e mulheres com insuficiência cardíaca para um estudo sobre reabilitação cardiovascular em solo e piscina.

Noventa voluntários de 45 a 75 anos participarão do programa, conduzido por pesquisadores do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Esta é a terceira fase do estudo, que tem como objetivos identificar se há riscos para pacientes com insuficiência cardíaca nos exercícios em imersão e se há riscos envolvendo programas de reabilitação cardiovascular em piscinas com água aquecida a 34ºC.

Os pesquisadores pretendem ainda comparar resultados entre reabilitação em solo e em piscina com frequência cardíaca máxima e descobrir quais protocolos garantem, de forma segura, resultados eficientes.

Os pacientes devem ter diagnóstico de insuficiência cardíaca classe funcional I - II e fração de ejeção de 30 a 40. Eles serão submetidos a dois testes de esforço cardiopulmonar, primeiro em solo e depois na piscina.

A pesquisa será realizada no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HC-FMUSP, na Rua Diderot, 43, Vila Mariana (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11 5549-0111, ramal 266/256, com Mauricio Koprowski Garcia ou Fabíola Jomar da Silva.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página