Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2011 - 07h17

Britânicos descobrem molécula que causa dor nas queimaduras

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Pele vermelha e dolorida depois da praia? Em alguns anos essa sensação poderá não existir mais.

Pesquisadores no Reino Unido descobriram a substância por trás da dor e da sensibilidade da pele de vítimas de queimaduras solares. Os raios ultravioleta do Sol fazem uma molécula chamada CXCL5 ativar as fibras dos nervos na pele, provocando dor e sensibilidade ao toque.

A pesquisa foi inovadora no método, revertendo o processo normal de pesquisa biomédica. Em vez de iniciar testes em animais de laboratório, os cientistas procuraram identificar a molécula diretamente nas células humanas.

Os testes foram feitos com amostras de pele humana queimada por luz ultravioleta. Foram vasculhadas centenas de substâncias em busca de "mediadores" da dor, substâncias ligadas a ela e produzidas em maior quantidade do que na pele sadia.

A pesquisa também deve facilitar a produção de novas drogas contra várias dores provocadas por inflamações. A CXCL5 é ligada a processos inflamatórios. Ela foi produzida em grande quantidade nas amostras humanas e nos ratos. Ao ser injetada na pele dos roedores, criou sensibilidade exacerbada.

Um anticorpo neutralizador foi capaz de anular os efeitos da CXCL5 nos ratos. Isso indica o potencial da molécula como alvo para uma droga analgésica nos casos de dores persistentes.

Ou seja, um anticorpo adaptado ao ser humano, capaz de bloquear a ação da CXCL5, poderia se tornar um analgésico eficaz. "Estamos fazendo outras biópsias em pacientes com dor crônica para ver se conseguimos identificar mediadores", disse à Folha o líder da pesquisa, Steve McMahon, do King's College, de Londres. A lista inclui pacientes com tendinite crônica.

+ Livraria