Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Copa
200620021998199419901986198219781974
197019661962195819541950193819341930

História

1994EUA

Classificação
Brasil
Itália
Suécia
Bulgária
Artilheiros
6 gols Oleg Salenko (Rússia)
6 gols Hristo Stoichkov (Bulgária)
5 gols Jürgen Klinsmann (Alemanha), Kennet Anderson (Suécia), Roberto Baggio (Itália), Romário (Brasil)
Ver todos os jogos
Folha Imagem
Herói do tetra, Romário segura bandeira em avião
Herói do tetra, Romário segura bandeira em avião

Disputada nos Estados Unidos sob forte calor - em muitas vezes em estádios de futebol americano adaptados -, a Copa de 1994 não apresentou grande evolução de nível técnico em relação ao Mundial da Itália-1990, apesar de ter tido jogos mais emocionantes. Além do Brasil, que se destacou pela disciplina tática e pela defesa forte mais do que pelo futebol bonito, outros grandes atrativos foram a surpreendente Bulgária de Stoychkov, que terminou em quarto lugar, e a Romênia de Hagi, que caiu nas quartas para a não menos surpreendente Suécia. Os romenos, aliás, protagonizaram jogo histórico ao vencer a Argentina por 3 a 2, nas oitavas - Maradona, flagrado por doping no jogo anterior, não atuou. Outra grande partida, em que os grandes heróis foram Bebeto, Romário e Branco, foi a vitória brasileira por 3 a 2 sobre a Holanda, nas quartas. Na final entre Brasil e Itália, a tentativa da Fifa de mostrar aos EUA que a Copa podia ser um grande show falhou. Foram 120 minutos sem gols. No desempate, logo de de cara, Baresi chutou para fora. O goleiro brasileiro Tafferel defendeu o chute de Massaro. Na cobrança final, a grande estrela do time italiano, Roberto Baggio, chutou por cima do gol, deixando para história uma expressão marcante de tristeza - enquanto brasileiros davam cambalhotas pelo campo.

Brasil

A seleção brasileira chegou à Copa-1994 cheia de pressões. Primeiro, pelo fato de que o país vivia então um jejum de 24 anos sem título. Segundo, e talvez mais importante - com certeza mais irritante para o técnico Carlos Alberto Parreira -, pelas críticas que o time vinha sofrendo devido ao estilo de jogo. A seleção do tetra entrou para história como um marco. O pragmatismo de Parreira encerrou definitivamente a era do romantismo e inaugurou a do "jogar pelos três pontos". O time montado pelo técnico, que teve Zagallo como auxiliar, recuperou a honra da "geração Dunga". Jogadores como próprio volante, que se tornou o capitão do time, além do goleiro Taffarel e dos lateral Jorginho e Branco, haviam ficado marcados pelo fracasso em 1990 e deram a volta por cima. À parte a postura defensiva e os resultados apertados, a seleção brasileira teve grandes destaques individuais. A zaga, com Aldair e Márcio Santos, foi praticamente perfeita. No ataque, Bebeto e Romário fizeram a diferença na hora certa, com o primeiro servindo de fiel escudeiro ao segundo, grande craque do Brasil na competição. Romário, aliás, mostrou nos EUA o melhor de seu repertório, com gol de cabeça, apesar da baixa estatura, lances típicos de oportunismo e jogadas de craque. Não à toa, foi o melhor jogador do mundo de 1994.

Curiosidades

  • Pela 1ª vez, o goleiro não podia pegar com a mão bolas passadas com os pés por colegas. Com isso, muitos se postaram mais à frente, o que levou a vários gols por cobertura.
  • Devido ao fuso horário, 27 das 52 partidas tiveram início entre 11h30 e 13h30, desgastando fisicamente os jogadores em temperaturas acima dos 30 graus.
  • O zagueiro Escobar, da Colômbia, foi assassinado em seu país por marcar um gol contra no jogo com os EUA, na primeira fase da Copa.
  • Salenko colocou seu nome na história em jogo despretensioso: Rússia x Camarões, equipes já desclassificadas. Ele marcou cinco gols na vitória por 6 a 1, recorde numa partida.
  • O atacante Roger Milla, que fez o tento camaronês na derrota por 6 a 1 para a Rússia, tornou-se o jogador mais velho a marcar em Copas, aos 42 anos.
  • Pela primeira vez, foram disputados jogos em um estádio coberto, o Silverdome, em Detroit. O Brasil enfrentou ali a Suécia, na primeira fase, empatando em 1 a 1, gol de Romário.
  • Em homenagem a Ayrton Senna, morto no mesmo ano em acidente, jogadores exibiram, após a final contra a Itália, uma faixa que dizia: "Senna, aceleramos juntos. O tetra é nosso".
  • Em represália à imprensa paulista, a CBF excluiu a cidade de São Paulo do roteiro oficial da recepção aos campeões, que incluiu Recife, Brasília e Rio.
 
Multimídia

Galeria

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página