Qual a primeira marca que lhe vem cabea?
Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando desde 1991, o mais importante levantamento de marca do pas. Os dados fornecem um panorama da evoluo das "brands" que circulam no mercado e ganha relevncia no meio empresarial e de comunicao. A pesquisa Top of Mind foi a primeira do gnero a ser realizada com abrangncia nacional e a tornar pblicos os seus resultados -antes, essas informaes ficavam restritas s empresas que encomendavam esse tipo de estudo. Ser conhecida a primeira condio para o sucesso da marca -e saber o quanto ela lembrada informao que vale ouro. Isso serve como baliza para as "aes de branding", como so chamadas as estratgias de defesa do patrimnio da marca no jargo publicitrio. Afinal, preciso ter uma imagem slida para sobreviver em meio a essa avalanche constante de novos produtos.
Em 2010 so: 40 categorias + 12 premiaes especiais.
1. Adoante | 30.Pneu |
2.Aparelho Celular | 31.Poupana |
3.Aparelho de Barbear | 32.Protetor Solar |
4.Aparelho de TV | 33.Refrigerante |
5.Aspirador de P | 34.Sabo em p |
6.Azeite | 35.Sabonete |
7.Banco | 36.Seguro |
8.Biscoito | 37.Shampoo |
9.Carro | 38.Sorvete |
10.Carto de crdito | 39.Supermercado |
11.Cerveja | 40.Tinta de Parede |
12.Chocolate | Categorias especiais |
13.Combustvel | 1. Top do Top |
14.Companhia Area | 2. Top Performance |
15.Desodorante | 3. Top Feminino |
16.Fogo | 4. Top Masculino |
17.Fralda Descartvel | 5. Top Classe A |
18.Geladeira | 6. Top Popular (Classe C) |
19.Lavadora de Roupa | 7. Top Meio Ambiente |
20.Leite | 8. Top Famlia |
21.Loja de Mveis e Eletrodomsticos | 9. Top Regio Sudeste |
22.Material Esportivo | 10. Top Regio Sul |
23.Maionese | 11. Top Regio Nordeste |
24.Margarina | 12. Top Regio Norte/Centro Oeste |
25.Notebook | |
26.Operadoras de Celular | |
27.Pasta de dente | |
28.Pilha | |
29.Plano de sade |
Hoje so 40 categorias de produtos e servios pesquisadas. As novidades esse ano so aparelho de barbear, fralda descartvel, material esportivo, notebook, pilha e protetor solar.
Tambm sero apontados os Tops dos ltimos 20 anos (quem ganhou 20 vezes o Folha Top of Mind).
Para descobrir quais so as marcas mais lembradas do pas, o Datafolha entrevistou 5228 brasileiros com idade a partir dos 16 anos pertencentes a todas as classes e com diferentes graus de escolaridade em 160 municpios brasileiros.
A pergunta inicial dos pesquisadores "Qual a primeira marca que lhe vem cabea?". A partir das respostas so conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros independente das categorias. As mais citadas esto na categoria Top do top.
Depois so investigadas as marcas mais lembradas em cada categoria: "Qual a primeira marca que lhe vem cabea quando se fala em cerveja?", as respostas so espontneas e nicas. Alm da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria "E quais outras marcas de cerveja voc se lembra?", nesse caso as respostas so espontneas e mltiplas. Essa pergunta mede o "awareness", o total de lembranas de cada marca.