Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 

Jogos PanAmericanos 2011

História

Santo Domingo - 2003

Antônio Gaudério/ Folha Imagem

Daniele Hypólito ganha medalha de prata nas barras paralelas dos Jogos de Santo Domingo, na República Dominicana.
Daniele Hypólito ganha medalha de prata nas barras paralelas dos Jogos de Santo Domingo, na República Dominicana.
Medalhas
       
Estados UnidosEstados Unidos 118 80 73
CubaCuba 72 41 39
CanadáCanadá 29 57 41
BrasilBrasil 29 40 54
BrasilMéxico 20 27 31

Cuba se recupera e "abre" abismo para o Canadá

Após ver o seu posto de segunda principal força pan-americana ameaçado pelo Canadá em Winnipeg-99, Cuba se recuperou nos Jogos de Santo Domingo. Atuando próximo de sua casa, o país caribenho conquistou 72 medalhas de ouro, mais que o dobro das 29 obtidas pelos canadenses. Na ponta, os Estados mantiveram o seu histórico de liderança folgada e subiram 272 vezes no pódio (118 ouros, 80 pratas e 73 bronzes).


Pôster dos Jogos Panamericanos de Santo Domingo - 2003

Brasil


Apesar dos problemas de organização, o Brasil superou as expectativas e alcançou o melhor desempenho de sua história em Pan-Americanos. O país deixou Santo Domingo com 122 pódios (28 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze), sendo o único entre as cinco maiores forças esportivas do continente (EUA, Cuba, Canadá e Argentina) que subiu mais ao pódio em relação à edição anterior, em Winnipeg-99.

Curiosidades

A natação se tornou na capital dominicana o esporte nacional mais laureado em uma única edição do Pan-Americano. Os nadadores garantiram ao país 21 medalhas, mas apenas três de ouro.

O nadador Gustavo Borges e o mesa-tenista Hugo Hoyama conquistaram o oitavo ouro da história em Pans. Os dois são os atletas brasileiros que mais vezes subiram no alto do pódio.

Dos 478 integrantes da equipe brasileira (a maior delegação da história do país nos Jogos), nada menos do que 288, ou 60% do total, voltaram para a casa com uma medalha no peito.

Depois do fraco desempenho em Winnipeg-99 (ganhou um único ouro), o judô foi o grande destaque brasileiro em 2003. Cinco das 28 insígnias douradas foram obtidas no tatame.

O Brasil subiu ao pódio em 30 das 37 modalidades em que competiu, recorde histórico do país em Pan-Americanos --em Winnipeg, 25 esportes medalharam.

O handebol foi o único esporte coletivo que conquistou dois ouros no Pan de Santo Domingo. A decepção ficou por conta do vôlei, que voltou com apenas um bronze (equipe masculina).

Lucélia de Carvalho, ouro no kumite +58 kg do caratê, tornou-se na primeira atleta brasileira a ganhar dois títulos consecutivos em provas individuais na competição continental na história.

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página