Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2012 - 18h08

Falta de vermelho em uniforme britânico gera críticas na Inglaterra

Publicidade

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

Os novos uniformes olímpicos do Reino Unido, apresentados na quinta-feira em grande cerimônia na Torre de Londres, ponto turístico da cidade, estão causando controvérsias no país.

Andrew Winning /Reuters
Eleaonor Simmonds (esq. para a dir.), Phillips Idowu, Stella McCartney, Louis Smith e Jessica Ennis posam para os fotógrafos
Eleaonor Simmonds (esq.), Phillips Idowu, Stella McCartney, Louis Smith e Jessica Ennis posam para os fotógrafos

Para o jornal "The Independent", por exemplo, esse é o "pior uniforme esportivo da história" --e não apenas dos produtos britânicos.

Desenhados pela renomada estilista britânica Stella McCartney, filha do músico Paul McCartney, os uniformes da delegação para a Olimpíada de Londres valorizam mais os tons de azul do que os de vermelho, cores da bandeira do Reino Unido, objeto de inspiração da estilista.

No projeto de Stella, há uma versão estilizada de um pedaço da bandeira britânica em tons de azul no centro das camisas dos atletas. O vermelho fica só na gola e nas mangas de alguns uniformes.

Efe
O tenista Andy Murray veste o novo uniforme da equipe olímpica britânica
O tenista Andy Murray veste o novo uniforme da equipe olímpica britânica

Na imprensa britânica, críticos argumentaram que a falta de vermelho nos conjuntos esportivos é uma afronta a Gales, que, com Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, integra o Reino Unido.

O vermelho é a cor usada por Gales em seus uniformes de rúgbi e de futebol.

Um psicólogo esportivo sugeriu ao diário "The Guardian" que a medida é equivocada também em termos de resultados atingidos pelos atletas. Em 2005, Robert Barton escreveu um relatório que conclui que a performance dos esportistas é melhor quando usam vermelho.

O psicólogo também mencionou o sucesso do Manchester United, time conhecido como "Diabos Vermelhos" e atualmente líder do Campeonato Inglês, e do Liverpool, os "Reds" a seu favor.

O Liverpool, contudo, não vive boa fase na competição e não deve se classificar para a próxima edição da Champions League. O segundo colocado do Inglês, o Manchester City, tem uniforme azul claro.

Stella McCartney trabalhou por dois anos no projeto dos uniformes olímpicos britânicos, produzidos pela Adidas, fornecedora esportiva do Reino Unido desde os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. A estilista também já tinha uma linha de produtos da grife de material esportivo.

Pelo Facebook, Stella McCartney reagiu às críticas: "Minha intenção foi manter a linguagem e a força da bandeira, mas usá-las de forma mais delicada. Olhando para a história dos uniformes britânicos, este é o que tem o maior uso da bandeira e da cor vermelha desde 1984".

Nos Jogos Olímpicos deste ano, que começam em 27 de julho, o Reino Unido contará com a maior delegação de sua história, com mais de 550 atletas. Em Pequim-2008, o país terminou a competição na quarta posição, com 19 medalhas de ouro.

Matt Dunham/Associated Press
A heptatleta britânica Jessica Ennis com o novo uniforme da equipe olímpica do Reino Unido
A heptatleta britânica Jessica Ennis com o novo uniforme da equipe olímpica do Reino Unido

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página