Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2012 - 17h00

Londres escolheu Marta para batizar metrô por falta de ouro no futebol, diz designer

Publicidade

MARCEL MERGUIZO
MARIA ANGELICA MAZZONI
DE SÃO PAULO

A escolha de Marta para dar nome a uma estação do metrô de Londres foi a forma que os idealizadores do projeto encontraram para homenagear o futebol brasileiro, até hoje sem campeões olímpicos.

Reprodução

Segundo o designer Alex Trickett, que desenhou o mapa comemorativo à olimpíada ao lado de David Brooks, as 361 estações foram rebatizadas com base nos esportes, não nos atletas.

Por esse motivo, segundo ele, os velejadores brasileiros Robert Scheidt e Torben Grael, ambos bicampeões olímpicos, foram selecionados para a homenagem na "linha da vela".

Marcos Brindicci - 21.ago.08/Reuters
Marta em jogo da seleção na Copa do Mundo
Marta em jogo da seleção na Copa do Mundo

"Eles não foram escolhidos porque são brasileiros, mas porque são, sem dúvida, dos maiores velejadores olímpicos de todos os tempos", disse Trickett, por e-mail, à Folha.

Já em relação ao futebol, o designer revela que a dificuldade na decisão foi em relação à falta de título do Brasil na modalidade, não à decisão de quais nomes homenagear.

"Futebol, como sempre, é especialmente interessante quando se trata de Brasil. Se estivéssemos falando de 'não-olímpicos', teriamos preenchido uma linha inteira com lendas brasileiras, como Pelé, Garrincha, Didi, Zico e Ronaldo. Mas, inconcebivelmente, o Brasil nunca ganhou uma medalha de ouro no futebol olímpico", lembrou Trickett, que já foi editor de Esporte da rede britânica BBC.

"Mas não poderíamos passar sem um representante de futebol do Brasil, por isso escolhemos Marta. É uma das melhores jogadoras de todos os tempos, duas vezes finalista olímpica. Ela é merecedora do lugar e vai ficar com o nome [na estação] no Regent's Park, que é um ótimo lugar para se estar no verão!", completou.

Marta foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo e tem duas medalhas de prata olímpicas no currículo (Atenas-2004 e Pequim-2008).

O futebol masculino do Brasil foi medalha de prata nas olimpíadas de Los Angeles-84 e Seul-88, além de ter dois bronzes (Atlanta-96 e Pequim-2008).

Reprodução

CURIOSIDADES
O nadador americano Michael Phelps ficou com lugar nobre no mapa. Recordista de ouros em uma só Olimpíada, oito em Pequim-2008 --ao todo ele têm 16 medalhas em três Jogos-- ele está na estação de acesso ao Parque Olímpico.

A outra estação que dá acesso ao Parque Olímpico foi chamado de Cassius Clay, nome de batismo do boxeador Muhammad Ali, ouro em Roma-60.

Outras curiosidades do mapa divulgado por Londres são linhas com sequência de jogadores de futebol da Argentina, atual bicampeã olímpica, com as estações Angel Di Maria, Lionel Messi, Carlos Tevez e Javier Mascherano.

Já as estações Ielena Isinbaieva e Sergey Bubka, ambos campeões olímpicos do salto com vara, são vizinhas.

Os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal também estão na mesma linha do metrô, como as lendas do atletismo Carl Lewis e Jesse Owens.

A linha do basquete tem forte influência do "Dream Team" americano (Michael Jordan, Scottie Pipen, Larry Bird etc.) campeão em Barcelona-92. Mas há também novos astros dourados como Kobe Bryant e LeBron James.

O mapa já está à venda no site do governo britânico por cerca de R$ 15.

Divulgação
Mapa do metrô de Londres com a homenagem aos atletas olímpicos
Mapa do metrô de Londres com a homenagem aos atletas olímpicos

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página