Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2012 - 17h48

Secretário da Fifa vai a Pernambuco, ameniza tom e pede bases militares na Copa

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, amenizou o tom das críticas ao visitar Recife, nesta terça-feira.

O dirigente voltou a falar ainda sobre o uso das uso das bases aéreas militares como alternativa para aumentar o fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros durante a Copa de 2014.

"Se não tivermos capacidade suficiente nos aeroportos, será que não poderíamos utilizar os aeroportos militares?", questionou o dirigente, ao responder uma pergunta sobre a infraestrutura para a competição no Brasil.

"O uso de aeroportos militares está considerado. Mas o ministro da Defesa [Celdo Amorim] terá que analisar o assunto", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em maio.

Em maio, a Fifa informou sobre a possibilidade de uso de aeroportos militares nas cidades-sedes para poder atender todo o tráfego aéreo durante a competição.

Segundo ele, na África do Sul, sede da Copa de 2010, a Fifa chegou a comprar escadas para que passageiros descessem dos aviões nas pistas.

"Nada funciona 100% o tempo todo", disse Valcke, no mesmo tom conciliador que usou durante toda a sua passagem por Pernambuco.

Diferentemente do que disse em março, quando declarou que os organizadores da Copa no Brasil precisavam levar "um chute no traseiro", o dirigente afirmou agora que, apesar de o país ainda ter "muito o que fazer", está "confiante".

"Existem cidades mais prontas que outras, mas isso não quer dizer que as outras não estarão prontas a tempo", declarou ele.

Valcke veio a Recife para inspecionar as obras da Arena Pernambuco, estádio que vai sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial, em São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife).

No local, ele e os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto bateram pênaltis em direção ao gol defendido pelo operário André Luiz Feitosa de Lima, 29. Ninguém errou.

Segundo o governo de Pernambuco, no final de maio 43% das obras do estádio já estavam prontas. A previsão é que a Arena seja entregue em fevereiro de 2013, prazo estipulado pela Fifa para a confirmação das sedes da Copa das Confederações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página