Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2012 - 11h31

Espanha fez 'corpo mole' contra o Brasil, diz Leandrinho

Publicidade

DA LANCEPRESS

A vitória do Brasil sobre a Espanha na primeira fase do torneio de basquete masculino continua rendendo polêmica. Leandrinho acusou os adversários de não se esforçarem para vencer o jogo.

Mike Segar/Reuters
Marquinhos salta para marcar dois pontos para o Brasil marcado de perto por espanhóis
Marquinhos salta para marcar dois pontos para o Brasil marcado de perto por espanhóis

"Nós partimos pra cima da Espanha, eles sim fizeram corpo mole no finalzinho do jogo. Mas a gente queria ganhar, o Rubén [Magnano, técnico do Brasil] veio com a meta de a gente ganhar" comentou o atleta da NBA.

Brasil e Espanha chegaram a última rodada de classificação brigando pela segunda posição do Grupo B, que já tinha a Rússia como líder.

Quem ganhasse a partida iria enfrentar a Argentina nas quartas e ficaria na chave dos Estados Unidos na possível semifinal. Já o terceiro colocado enfrentaria a França e só poderia encarar o Dream Team na decisão.

A situação criou suspeitas de que os europeus, campeões mundiais em 2006 e prata em Pequim-2008, entregaram o jogo. A equipe europeia deixou sua principal estrela, o pivô Pau Gasol, no banco durante o último quarto, quando o Brasil virou e garantiu a vitória

A Espanha acabou derrotando a França nas quartas e a Rússia na semifinal e vai disputar o ouro com os americanos no domingo, às 11h. O Brasil perdeu da Argentina e foi eliminado.

"Nós tínhamos a cabeça de ir e enfrentar frente a frente a Espanha", disse o ala-armador brasileiro. "Ninguém entra em uma competição para perder, para ficar escolhendo um time adversário. A gente estava lá, independente de pegar ou não pegar os Estados Unidos a gente ia encarar frente a frente. A gente perdeu, mas o objetivo era ir pra cima dos Estados Unidos também" disse jogador durante o desembarque da seleção neste sábado.

Arte/Folhapress

Leandrinho disse ainda que não acha justo a Espanha ter alcançado a final. "A gente entra em uma competição para ganhar e não para escolher adversários. Eles [espanhóis] estão lá ainda, mas acho que não é merecido", disparou. "Ganhamos, a gente está fora e eles estão na final, mas acho que para gente foi bom e eles não merecem o resultado", completou.

O técnico do Brasil, Ruben Magnano, não quis entrar na polêmica, mas disse que saiu de Londres com a "a consciência muito limpa" e com o "orgulho e dignidade intactos" e ressaltou a atuação de sua equipe. "Pegamos o jogo como mais uma final e saímos vencedores. Não posso falar uma palavra da outra equipe pois estaria desvalorizando o trabalho feito por nossos atletas".

O treinador argentino disse que o italiano Sergio Scariolo, técnico da Espanha, deveria ser questionado sobre a partida e não ele.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página