Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2012 - 12h58

Com 207 pontos, debutante sul-coreana faz maior pontuação do vôlei olímpico

Publicidade

DE SÃO PAULO

A jogadora de vôlei sul-coreana Kim Yeon-Koung, 24, terminou sua primeira Olimpíada com 207 pontos, mais que qualquer outra jogadora desde Atenas-2004.

Kim foi a líder de pontuação pelo seu time com 22 pontos, apesar da derrota para o Japão por 25/22, 26/24 e 25/21, valendo a medalha de bronze neste sábado na Earls Court, em Londres.

Ekaterina Gamova, da Rússia, foi a detentora da marca de 204 pontos em Atenas. Já Logan Tom, dos Estados Unidos, foi a líder em pontuação no vôlei feminino em Pequim-2008, com 124.

"Isso é muito bom, me dá muito orgulho e confiança para a minha carreira", disse Kim, com 186 pontos de ataque, 14 de bloqueio e sete de saques em oito partidas.

Chris O'Meara/Associated Press
A sul-coreana Kim Yeon-koung reage ao ponto contra o Japão por partida que valeu o bronze na Olimpíada
A sul-coreana Kim Yeon-koung reage ao ponto contra o Japão por partida que valeu o bronze na Olimpíada

O Japão ganhou sua primeira medalha olímpica no vôlei feminino desde o bronze de Los Angeles-1984 com a ajuda de Saori Sakoda, responsável por 23 pontos na partida contra a Coreia do Sul.

A liderança de Kim na Olimpíada passa a estabelecer a Coreia do Sul como um time que oferece riscos na próxima edição dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016, já que ela foi responsável por trazer a nação asiática de volta para os jogos depois de Atenas.

"Acredito que durante esse torneio, o nível de jogo da Coreia do Sul avançou para um outro nível. Há algumas áreas em que fomos bem e outras em que não fomos bem, mas nós lutamos e tentaremos melhorar para a próxima vez", afirmou Kim.

A Coreia do Sul, 13ª na Copa do Mundo de Vôlei de 2010 e 14ª no Grand Prix deste ano, bateu os times do Brasil, da Sérvia e da Itália. "Desde o Grand Prix de 2011, Kim Yeon-Koung ficou conhecida, ganhando experiência no vôlei internacional ao jogar na liga turca [pelo Fenerbahce Universal de Istambul]", disse o técnico Kim Hyung-Sil.

A jogadora, apesar de ter demonstrado sua satisfação em relação à honra de competir na Olimpíada, admitiu que a falta de habilidade do time foi o elemento que lhes tirou o bronze. "As decisões do juiz quebraram o clima e a nossa moral, e foi por isso que nós não conseguimos jogar o melhor que nós esperávamos. Estou desapontada, porque não conseguimos mostrar o nível de jogo de que somos capazes", arrematou a jogadora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página