Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2012 - 11h10

Fora do pódio por polêmica com Japão, sul-coreano evita serviço militar

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Apesar da polêmica em que se envolveu com o Japão e que o tirou do pódio olímpico, o atacante sul-coreano Park Jong-Woo, do Busan IPark, conseguiu evitar o serviço militar obrigatório no país. Pesou a favor a conquista da medalha de bronze no torneio masculino de futebol, quando a Coreia do Sul bateu o Japão por 2 a 0.

"Nossa lei militar afirma que atletas que ficarem em terceiro lugar ou em uma posição superior nos Jogos Olímpicos estarão isentos do serviço militar", afirmou Choe Kwang-Shik, ministro sul-coreano de Esportes.

Jon Super - 10.ago.12/Associated Press
O sul-coreano Park Jong-woo exibe cartaz com a mensagem "Dodko é nosso território" em referência ao arquipélago disputado com o Japão
O sul-coreano Park Jong-woo exibe cartaz com a mensagem "Dodko é nosso território"

Park ficou fora do pódio em Londres por causa de um cartaz polêmico exibido ao final da disputa do bronze contra o Japão. Em coreano, o cartaz tinha a mensagem "Dodko é nosso território", uma referência ao arquipélago disputado entre as duas nações.

As ilhas conhecidas como Dodko na Coreia do Sul e Takeshima no Japão são disputadas por várias décadas. A crise retornou na última sexta-feira, quando o presidente sul-coreano Lee Myung-Bak fez uma visita surpresa ao local poucas horas antes da partida.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) não permite manifestações religiosas e politicas na Olimpíada e por isso Park ficou fora do pódio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página