Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2012 - 15h35

Dilma diz que se emocionou com irmãos Falcão e elogia resultado em Londres

Publicidade

KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que o governo tem que "boxear" todas as coisas que atrapalham o crescimento do país. Ao receber os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão no Palácio do Planalto, Dilma brincou que está aprendendo a lutar boxe com os "melhores professores". A presidente posou para fotos com as medalhas de prata e de bronze conquistadas pelos atletas em Londres.

"Eu não quero boxear pessoas, não. Eu acho que a gente tem que boxear todas as coisas que atrapalham o crescimento do nosso país", afirmou Dilma.

Durante encontro no Palácio, a presidente também recebeu o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes e o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman. Eles trouxeram à presidente Dilma a bandeira dos Jogos Olímpicos, que permanecerá na cidade até 2016.

Alan Marques/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff com os irmãos pugilistas Esquiva (esq.) e Yamaguchi
A presidente Dilma Rousseff com os irmãos pugilistas Esquiva (esq.) e Yamaguchi

Dilma afirmou estar "emocionada" com a presença dos atletas do boxe e citou a história de superação dos irmãos, que treinaram em casa com o pai, o ex-pugilista Touro Moreno.

"É uma história de superação, uma história de superar as dificuldades. [...] Precisamos de pais iguais aos pais e mãe deles. Touro Moreno, queria mandar uma lembrança para ele, porque um pai e uma mãe que tem dois filhos no mesmo esporte, tendo tirado duas medalhas, tem de ser homenageado", afirmou a presidente.

As medalhas conquistadas por Esquiva e Yamaguchi, além do bronze de Adriana Araújo, marcaram um desempenho histórico do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos, que contava apenas com um bronze em 1968 --com Servílio de Oliveira.

A presidente valorizou o número total de medalhas de atletas brasileiros e citou a 14ª colocação do Brasil em ranking que leva em conta a quantidade de pódios --sem classificar se a medalha é de ouro, prata ou bronze. No ranking olímpico, o Brasil foi o 22º, com três ouros, cinco pratas e nove bronzes.

"Medalhas olímpicas são muito importantes. Eu estou falando de medalhas olímpicas, e não estou falando só de ouro, só prata, só bronze, porque a distinção é essa. A distinção é um país ser premiado pela sua capacidade, pela sua expertise, pela sua arte."

Dilma também saudou todos os atletas brasileiros que participaram da Olimpíadas e lembrou que só o fato de ser selecionado para os jogos "já é grande coisa".

A presidente disse que o Brasil tem como objetivo aumentar o número de medalhas na Olimpíada de 2016, que será no Rio. "Eu estive com muitos atletas lá em Londres, eu vi os sonhos, eu vi a dedicação. Ser selecionado para Olimpíada já é uma grande coisa. E acho que nós vamos a cada ano melhorando e a cada Olimpíada ganhando [mais]", disse.

FAMÍLIA

A presidente Dilma lembrou que Estivan Falcão, irmão de Esquiva e Yamaguchi, é esperança de medalha olímpica em 2016 e disse que o Brasil poderá fazer história e ter três irmãos medalhistas em 2016. Estivan estava presente no encontro do Palácio do Planalto.

"Em 2016, pode dar os três. Cada um é uma categoria. Então a gente nunca sabe. Podemos chegar num momento e a gente pode falar 'nunca antes na história do mundo'", brincou Dilma.

Após o encontro, os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão comentaram a conquista das medalhas e se disseram emocionados com a citação do nome do pai, Touro Moreno, pela presidente.

"Só de ela estar falando esse nome a gente fica muito feliz. A gente se sente orgulhoso de ter uma pessoa tão importante falando o nome do meu pai", afirmou Yamaguchi.

Esquiva falou sobre a conquista da medalha de prata e brincou com a possível conquista do ouro em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. "O ouro ficou engasgado na garganta. Mas tenho certeza que no Rio esse ouro será mais gostoso", disse Esquiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página