Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2012 - 13h24

Stephen Hawking participará da abertura dos Jogos Paraolímpicos

Publicidade

DA EFE

A cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico de Stratford, contará com a presença do cientista Stephen Hawking, 70, que sofre de esclerose lateral amiotrófica.

Divulgação
O físico Stephen Hawking
O físico Stephen Hawking

Os responsáveis pelo evento, que começará às 16h30 (de Brasília), confirmaram hoje a participação do autor de "Uma breve história do tempo", um dos cientista mais famosos, raramente faz aparições públicas.

A febre olímpica voltou à capital britânica duas semanas depois do encerramento dos Jogos Olímpicos, e os ingressos para os eventos esportivos já estão quase acabando.

Nesta quarta, Londres recebeu a tocha paraolímpica. Antes da chegada ao estádio Olímpico, a chama passará pelos locais mais emblemáticos da capital, como o cruzamento de Piccadilly Circus e a Tower Bridge, onde está o símbolo dos Jogos.

A tocha deve ter uma chegada triunfal no Parque Olímpico durante a cerimônia de abertura, desenhada por Bradley Hemmings e Jenny Sealey, que deve ser assistida por 60 mil pessoas.

Com o título de "Iluminação", a cerimônia começará com um espetáculo aéreo a cargo da Aerobility, uma organização beneficente do Reino Unido que treina pessoas incapacitadas para se tornarem pilotos.

A cerimônia contará com cerca de 4.000 voluntários, entre eles antigos atletas paraolímpicos, soldados feridos e jovens de diferentes bairros do leste de Londres.

Como aconteceu na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, a rainha Elizabeth 2ª deve estar presente, acompanhada pelo príncipe William e sua mulher Kate Middleton. O ministro dos Esportes do Brasil, Aldo Rebelo, também acompanhará o evento.

Os Jogos Paraolímpicos contarão com a presença de 4.200 esportistas de 166 países representados em 20 esportes.

O comitê organizador dos Jogos estima que cerca de 215 mil espectadores se deslocarão diariamente a Stratford, ao leste da capital britânica, para acompanhar o evento, já que mais de 2,3 milhões de ingressos já foram vendidos.

Luke MacGregor/Reuters
A tocha olímpica na Abbey Road, imitando a capa de um álbum famoso de Os Beatles
A tocha olímpica na Abbey Road, imitando a capa de um álbum famoso de Os Beatles
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página