Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2013 - 18h01

Piloto de motocross recebe alta após ficar quase um mês internado

Publicidade

DO RIO

O piloto de motocross Henrique Balestrin, mais conhecido como Zóio, recebeu alta nesta quinta-feira do Hospital Miguel Couto, no Rio. Balestrin, de 20 anos, entrou em coma no dia 12 de janeiro depois de sofrer um acidente durante o aquecimento da Copa do Brasil de Motocross Freestyle, disputado na Hípica carioca.

Ele sofreu traumatismo no crânio e nos pulmões e duas fraturas cervicais (na quinta e na sétima). O piloto tentou um salto novo, que pretendia apresentar durante a competição, mas perdeu o controle da moto ainda no ar e não conseguiu evitar a queda quando a moto tocou o solo. Caiu de lado e bateu fortemente com a cabeça no chão.

Nos 26 dias de internação, Balestrin ficou 18 dias no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e foi submetido a três cirurgias --uma para a colocação de um cateter para medir a pressão intracraniana, a outra para drenar o tórax esquerdo, além de uma traqueostomia.

Reprodução
O piloto de motocross Henrique Balestrin, o Zóio, que recebeu alta do hospital nesta quinta-feira
O piloto de motocross Henrique Balestrin, o Zóio, que recebeu alta do hospital nesta quinta-feira

"Queria agradecer aos fãs pela oração. Agora, quero voltar para Sinop e andar de moto novamente", afirmou o piloto, que ainda tem dificuldades de locomoção por causa do período em coma. Segundo o diretor do hospital, Alexandre Essinger, Balestrin recebeu alta sem sequelas e poderá voltar a competir ainda neste ano.

"O estado dele era grave por causa da lesão sofrida no crânio [adicional difusa]. Neste caso, o paciente pode ficar ausente por anos. Mas ele teve uma boa recuperação e está totalmente recuperado", afirmou o médico.

Segundo Rui Monteiro, chefe do serviço de neurologia do hospital, os equipamentos de proteção usados por Balestrin foram responsáveis pela rápida recuperação do piloto. "Ele não teve nenhuma fratura. A pele dele chegou intacta aqui", afirmou Monteiro.

"O Balestrin teve o trauma de tórax agravado pelo aumento do edema nos dias seguinte ao tombo. Chegamos a momentos críticos, mas foi contornado", acrescentou.

Depois do Carnaval, o piloto vai realizar uma série de testes no Rio para avaliar a recuperação cognitiva. Neste período, ele fará fisioterapia. Em março, o piloto, que tomou conhecimento da gravidez da sua mulher nesta semana, voltará ao hospital carioca para ser reavaliado pelos médicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página