Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2013 - 23h57

Palmeiras sofre, mas vence time peruano na estreia da Libertadores

Publicidade

VINÍCIUS BACELAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Palmeiras sofreu, mas conseguiu superar o peruano Sporting Cristal por 2 a 1, no Pacaembu, pela estreia do Grupo 2 da Libertadores, nesta quinta-feira. A partida foi acompanhada por 17. 744 pagantes.

Os gols palmeirenses foram marcados por Henrique e Patrick Vieira, enquanto Lobatón, de pênalti, fez o de honra para a equipe peruana.

Com o resultado, o time brasileiro somou três pontos e lidera a chave. Tigre (Argentina) e Libertad (Paraguai) se enfrentam na semana que vem, dia 21 de fevereiro.

Nelson Almeida/AFP
Henrique comemora gol marcado contra o Sporting Cristal no Pacaembu
Henrique comemora gol marcado contra o Sporting Cristal no Pacaembu

Agora, o Palmeiras volta a campo pela competição continental no próximo dia 28, contra o Libertad, fora de casa. O Sporting Cristal recebe o Tigre um dia depois.

O JOGO

A torcida que foi ao Pacaembu encontrou um Palmeiras diferente. O técnico Gilson Kleina promoveu três estreias: Welder (ex-Corinthians), Marcelo Oliveira (ex-Cruzeiro) e Vilson (ex-Grêmio). Além das peças, o treinador testou um esquema com apenas um atacante de ofício: o jovem Vinícius.

No início, o time brasileiro pareceu não sentir as ausências do lesionado meia Valdivia e do negociado centroavante Barcos.

Mesmo com uma formação cautelosa (4-5-1), os atletas palmeirenses defendiam e atacavam em bloco. Patrick Vieira, aos 5min, chegou com perigo, mas a finalização saiu pela linha de fundo.

Aos poucos, o Sporting Cristal equilibrou o duelo e conseguiu realizar algumas descidas. Porém, sem qualidade técnica, os ataques sempre terminavam em arremates de longa distância.

No fim do primeiro tempo, o Palmeiras acordou novamente. Aos 37min, Wesley cobrou escanteio e Henrique cabeceou com força para superar o goleiro Penny.

Depois do tento, os mandantes voltaram a comandar a partida. Logo na sequência, Patrick Vieira quase ampliou a vantagem palmeirense. Penny fez a intervenção.

Na volta do intervalo, o técnico Roberto Mosquera, do time peruano, sacou Sheput e colocou Calcaterra. E antes mesmo que a mudança surtisse algum efeito, os visitantes chegaram ao empate.

Aos 5min, em um lance despretensioso, o meia Lobatón dominou na área e recebeu um carrinho de Marcelo Oliveira. O árbitro uruguaio Martín Vázquez assinalou a penalidade convertida pelo próprio atleta do Sporting Cristal.

Gilson Kleina, então, remontou o time no 4-4-2 com a entrada de Caio na vaga de Márcio Araújo.

Aos 22min, a ousadia tardia do técnico deu resultado. Souza chutou de fora da área, Penny espalmou e, na continuidade do lance, a bola sobrou para Patrick Vieira. O meia encheu o pé para estufar a rede do rival peruano.

Com vantagem no placar, Kleina recuou a equipe. Tirou Vinícius e Vieira e para as entradas de Ronny e João Denoni.

Mesmo na defensiva, o Palmeiras continuou melhor e criou oportunidades para marcar o terceiro. No entanto, esbarrou nas defesas de Penny. O meia Arróe, que entrou no fim do jogo, quase empatou o duelo em duas oportunidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página