Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2013 - 15h43

Brasileiras ganham prata e bronze no europeu de judô, em Praga

Publicidade

DA LANCEPRESS

Maria Portela ficou com a medalha de prata na Copa Europeia de judô em Praga, na República Tcheca, neste domingo, ao perder a final da categoria até 70 kg para a espanhola Maria Avorno Bernabeu por penalização.

Já a judoca Maria Suelen Altheman conquistou o bronze na categoria até 78 kg. A brasileira venceu três das quatro lutas por ippon, mas perdeu a semifinal para a turca Belkis Zehra Kaya, também por ippon.

"Creio que o resultado da final não foi justo e que a Portela deveria sair com o ouro. A Suelen teve um momento de desatenção na semifinal que a tirou da decisão. Contudo, o balanço foi positivo. Estamos evoluindo e eu estou bastante confiante após este início de Ciclo Olímpico" afirmou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

Portela venceu a primeira luta, contra a francesa Lucie Perrot, por yuko. Na segunda, superou a ucraniana Luiza Gainutdinova por ippon. Na semifinal, também por um golpe perfeito, bateu a alemã Barbara Bandel. E na final, por conta das penalizações, foi derrotada pela espanhola Maria Avomo Bernabeu.

Maria Suelen foi quase que soberana. Em três das quatro lutas, a brasileira saiu vitoriosa pelo golpe perfeito: na primeira contra a croata Ivana Sutalo; na segunda contra a holandesa Janine Penders; e na disputa do bronze contra a turca Gulsah Kocaturk. O único revés veio com turca Belkis Zehra Kaya, também por ippon.

POLÔNIA

Os homens disputaram a Copa Europeia em Varsóvia, na Polônia, e ficaram sem medalhas. Neste domingo, Mauro Moura (81 kg) perdeu logo na estreia para o húngaro Milan Koller por dois yukos.

Rafael Buzacarini (100 kg) passou pelo esloveno David Kukovica por ippon depois pelo húngaro Andras Kaszas no desempate por penalizações mas acabou derrotado por Jevgenjis Borodavko por um wazari. E o mato-grossense David Moura (acima de 100 kg) perdeu no primeiro combate para o italiano Alessio Mascetti por penalização.

Os próximos compromissos dos atletas serão em Montevidéu, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina, no final do mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página