Empresas vão assinar pacto inédito para fiscalizar uso de verba no esporte
Preocupadas com o destino de seus recursos, 17 grandes empresas públicas e privadas responsáveis por investimentos milionários nas confederações esportivas brasileiras estão prestes a assinar pacto para fiscalizar o uso das verbas e também se blindarem de escândalos.
Entre os signatários está o Banco do Brasil, que na última quinta (11) suspendeu patrocínio anual de R$ 70 milhões à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) por irregularidades constatadas em relatório da CGU (Controladoria-Geral da União).
A iniciativa tem por objetivo estabelecer e unificar regras mais rigorosas de gestão, integridade e transparência e as impor aos órgãos esportivos que recebem dinheiro. As companhias também terão de seguir cláusulas. A supervisão ficará a cargo de uma governança a definir, mas todas se autorregularão.
O acordo setorial está em discussão final e deve ser lançado publicamente em abril.
As bases têm sido discutidas em reuniões periódicas, mas terão itens baseados na lei anticorrupção, que vigora desde janeiro. E nas alterações de 2013 na Lei Pelé, que limitaram mandatos de cartolas, determinaram regras de transparência e obrigaram maior participação de atletas em decisões das entidades.
Três encontros já ocorreram, inclusive um no início deste mês. Um outro, definitivo, está previsto para janeiro. Segundo representantes das empresas, trata-se de um pacto inédito no mundo.
Além do Banco do Brasil, aderiram instituições públicas e privadas como Ambev, Adidas, Nike, McDonald's, Correios, Itaú, Nestlé, Pão de Açúcar e P&G, entre outras.
Os investimentos no esporte de parte delas alcança, pelo menos, R$ 550 milhões por ano. A meta é aumentar o número de signatárias antes da conclusão do pacto.
A ONG Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o Lide Esporte e Mattos Filho Advogados têm ajudado a redigir o acordo e atuado como facilitador entre as companhias.
A percepção do empresariado é de que nem sempre há clareza no emprego dos repasses feitos e que, em muitos casos, a interação entre as partes é uma "caixa-preta".
"Com o pacto, a expectativa é de que juntas elas apliquem as regras e haja mais profissionalismo e gestão no esporte brasileiro", afirmou Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pelo Brasil.
Segundo ela, o Banco do Brasil foi uma das primeiras empresas no pacto, antes da crise com o vôlei.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, "toda iniciativa que vise a transparência e aumento dos investimentos" é bem vista.
"A união das empresas em muito ajudará o aumento da confiança de que o investimento no esporte é um bom negócio para elas e para as confederações", diz.
EMPRESAS NO ACORDO
Principais patrocínios
Adidas
Copa do Mundo da Fifa
Ambev
Copa do Mundo da Fifa e Confederação Brasileira de Futebol
Banco do Brasil
Confederação Brasileira de Vôlei, em suspenso no momento
BRF
Confederação Brasileira de Judô, de Desportos Aquáticos e de Futebol
Correios
Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, de Tênis, de Handebol e Jogos Olímpicos do Rio
Itaú
Copa do Mundo da Fifa e Confederação Brasileira de Futebol
McDonald's
Jogos Olímpicos
Nestlé
Copa do Mundo da Fifa, Confederação Brasileira de Futebol e equipe de vôlei
Nike
Comitê Olímpico do Brasil, Confederação Brasileira de Atletismo e de Futebol
Nissan
Rio-2016
P&G
Jogos Olímpicos
Oakley
Atletas de skate, surfe, vôlei de praia entre outros
Pão de Açúcar
Atletismo
Tetra Pak
Projetos esportivos diversos
Volkswagen
Projetos ligados ao futebol
Construtora Passarelli
Projetos em áreas sociais
Bradesco
Jogos Olímpicos-2016, Confederação Brasileira de Basquete e Confederação Brasileira de Rugbí, entre outras
Livraria da Folha
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