CBF contesta versão da Gillette e vai à Justiça exigir multa de rescisão
A CBF vai entrar na Justiça contra a P&G exigindo o pagamento da multa da rescisão do contrato da empresa com a seleção brasileira.
A Folha revelou no último domingo a ruptura do acordo, a primeira desde que surgiram as denúncias de corrupção envolvendo a CBF, mas a empresa ainda não havia confirmado os motivos.
Nesta quarta-feira (8), em nota, a P&G disse que "a decisão se baseia em cláusula do contrato que prevê a rescisão caso haja algum fato que possa oferecer riscos à preservação da imagem da companhia", portanto, sem necessidade de pagamento de nenhuma multa.
A empresa afirmou também que "está comprometida com a ética e busca ter parceiros que estejam em linha com os seus valores".
O contrato foi rompido em junho deste ano, logo após a prisão na Suíça do ex-presidente da CBF José Maria Marin, a pedido do Departamento de Justiça dos EUA.
A CBF, no entanto, contesta a explicação da companhia e vai entrar com um processo exigindo o pagamento da multa rescisória, milionária –o valor não foi informado.
Também por nota, a CBF informa que "em 12 de março de 2015, a multinacional manifestou expressamente seu interesse em encerrar a parceria com a seleção brasileira, o que contraria o argumento apresentado pela empresa à Folha sobre as razões para o término do patrocínio" e que "o tema em questão está sob os cuidados do nosso departamento jurídico".
Diz ainda que "reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade na aplicação de seus recursos em favor do futebol brasileiro, buscando sempre os melhores resultados para a entidade, seus filiados e patrocinadores".
Na matéria publicada no domingo (6), a reportagem também relata que a alta do dólar pesou para a decisão e que os escândalos envolvendo dirigentes da CBF foram o ponto final do contrato.
Sobre isso, a P&G apenas diz que "mesmo no atual momento delicado da economia brasileira, segue acreditando no Brasil e investindo em suas operações no país". "Prova disso são os investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no último ano, dedicados à expansão de suas maiores unidades fabris no país, em Louveira (SP) e Manaus (AM) e da construção de uma nova fábrica em Seropédica (RJ). A P&G tem crescido duplo dígito nos últimos 10 anos no Brasil e vai continuar crescendo. A P&G desconhece qualquer processo nesse sentido", afirma.
Durante um período, a Gillette era a patrocinadora oficial da Brasil Global Tour, série de amistosos que a seleção faz ao redor do mundo. A partir de agosto de 2014, a Chevrolet, ocupou esse lugar.
A maioria dos demais patrocinadores da CBF tem evitado se pronunciar sobre os escândalos de corrupção que envolvem a entidade.
A Folha procurou todas as empresas que têm contratos com a entidade ou que apoiaram a confederação de alguma forma nesta última temporada. Seis delas informaram que não iriam comentar. Outras disseram genericamente que repudiam qualquer ato ilícito e que valorizam a ética e a transparência.
O comportamento é diferente do adotado pelas companhias que colocam dinheiro na Fifa. Coca-Cola, Visa, McDonald's e Budweiser pediram a saída de Joseph Blatter, suspenso do cargo sob acusação de irregularidades, e exigiram transparência.
VEJA A ÍNTEGRA DOS COMUNICADOS
RESPOSTA DA CBF
A CBF tem profundo respeito por seus atuais e antigos patrocinadores e tem por princípio não comentar cláusulas contratuais.
No caso específico da P&G, esclarece que, em 12 de março de 2015, a multinacional manifestou expressamente seu interesse em encerrar a parceria com a seleção brasileira, o que contraria o argumento apresentado pela empresa à Folha sobre as razões para o término do patrocínio.
O tema em questão está sob os cuidados do nosso departamento jurídico.
A Confederação reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade na aplicação de seus recursos em favor do futebol brasileiro, buscando sempre os melhores resultados para o entidade, seus filiados e patrocinadores.
RESPOSTA DA P&G
Em resposta aos questionamentos levantados pelo jornal Folha de S. Paulo com relação à rescisão do contrato de patrocínio da P&G com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a empresa esclarece que:
- A rescisão do contrato se baseou em cláusula previamente definida entre as partes em que garante o seu encerramento antes do vencimento sem a necessidade do pagamento de multa.
- Não há nenhum pagamento pendente por parte da companhia.
- A P&G está comprometida com a ética e busca ter parceiros que estejam em linha com os seus valores.
- A companhia reforça ainda que, mesmo no atual momento delicado da economia brasileira, a P&G segue acreditando no Brasil e investindo em suas operações no País. Prova disso são os investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no último ano, dedicados à expansão de suas maiores unidades fabris no País, em Louveira (SP) e Manaus (AM) e da construção de uma nova fábrica em Seropédica (RJ).
A P&G tem crescido duplo dígito nos últimos 10 anos no Brasil e vai continuar crescendo.
A P&G desconhece qualquer processo nesse sentido.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade