Cielo volta em maio e aposta em prova que não está na Olimpíada

PAULO ROBERTO CONDE
DE SÃO PAULO

Mais de dez meses após sua última aparição em um torneio oficial, Cesar Cielo, 30, já sabe quando e onde voltará a competir. Único campeão olímpico na história da natação do país, o paulista vai nadar o Troféu Maria Lenk no início de maio, provavelmente em Curitiba.

Foi justamente na edição passada da competição, em abril de 2016, que Cielo nadou em alto nível pela última vez. Na ocasião, foi superado nos 50 m livre -por Bruno Fratus e Italo Duarte- e ficou fora dos Jogos do Rio.

Nos meses subsequentes, esteve recluso, recusou convites para se envolver com a Olimpíada é só voltou a aparecer em outubro, quando se disse indeciso sobre o retorno a provas de competição.

A prioridade de Cielo por ora se concentra nos 50 m borboleta, prova na qual foi bicampeão mundial em 2011 e 2013. Ele julga ter mais possibilidades de obtenção de um bom resultado agora.

O novo técnico de Cielo, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, vê um problema na priorização dos 50 m borboleta. O principal objetivo do nadador é se classificar para o Campeonato Mundial de Budapeste. Em julho, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou que enviará para a Hungria somente os oito melhores índices técnicos do Troféu Maria Lenk obtidos em provas "olímpicas", ou seja, que estão no programa dos Jogos de Tóquio-2020.

Os 50 m borboleta não são disputados em Olimpíadas, somente em Mundiais.

A confederação tomou a atitude de restringir o tamanho da delegação após ver seu orçamento minguar com a redução do valor de patrocínio aportado pelos Correios, que caiu mais de 70% em relação ao contrato anterior, e a saída do Bradesco.

Ricardo de Moura, superintendente-executivo da CBDA, prefere não falar sobre convocações para o Mundial.

"Acho que a natação brasileira ganha muito com o retorno dele. Cielo é referência, vai inspirar outros atletas, que verão que a carreira tem altos e baixos e não se pode desistir", diz de Moura. "O Mundial é uma outra etapa, agora Cielo precisa se focar na primeira", completa.

Além dos 50 m borboleta e dos 50 m livre, Cielo deve nadar o revezamento 4 x 100 m na principal competição da natação nacional.

ROTINA

Cesar Cielo tem treinado diariamente na piscina do Esporte Clube Pinheiros, para onde voltou em fevereiro depois de quase oito anos.

Lá seu técnico vai realizar tomadas de tempo com direito a roupa de competição e cronometragem semioficial. A ideia é "avaliar sua a real condição", diz Albertinho.

Com os tempos, ele e Cielo vão analisar se podem voltar o foco para uma distância que vem um pouco abaixo na lista de metas atualmente: os 50 m livre, prova que o consagrou -da qual é atual recordista mundial (20s91) e foi tricampeão mundial entre 2009 e 2013, além de medalha de ouro em Pequim-2008.

Nos Jogos de Tóquio, em 2020, ele terá 33 anos. Dois a menos do que Anthony Ervin quando foi campeão olímpico dos 50 m livre, na Rio-2016.

8.abr.2015
Nos 50 m livre do Troféu Maria Lenk, Bruno Fratus quebra hegemonia de Cielo, que havia sido campeão da prova sete vezes seguidas

5.ago.2015
Com uma lesão no ombro esquerdo, desiste do Mundial de Kazan

18.dez.2015
Abandonou a primeira seletiva olímpica, em Palhoça (SC) após ficar em 11º lugar nos 100 m livre

20.abr.2016
Fica fora dos Jogos Olímpicos do Rio após ficar na terceira posição na final da prova dos 50 m livre no Troféu Maria Lenk, última seletiva olímpica da natação brasileira

Crédito: Sergio Moraes/Reuters Cielo se emociona após ficar fora dos Jogos do Rio
Cielo se emociona após ficar fora dos Jogos do Rio

16.ago.2016
Após a decepção de não disputar os Jogos do Rio, o brasileiro se isolou e evitou os treinamentos. Depois do fiasco da natação brasileira no evento, resolveu retomar os treinos e estabeleceu como objetivo disputar o Mundial de Budapeste

RAIO-X

Nome completo
Cesar Augusto Cielo Filho

Nascimento
10.jan.1987, em Santa Bárbara D'Oeste (SP)

Principais conquistas
> Ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre em Pequim-2008
> Bronze nos 50 m livre em Londres-2012
> Tricampeão mundial dos 50 m livre (2009, 2011 e 2013)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.