Seleção usará mastro de 7 metros com câmera e botas 'Robocop' no Uruguai

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação Jogadores da seleção usam botas "Robocop" após confronto contra a Bolívia pelas eliminatórias
Jogadores da seleção usam botas "Robocop" após confronto contra a Bolívia pelas eliminatórias

SÉRGIO RANGEL
DE SÃO PAULO

No vestiário da Arena das Dunas, em outubro, os jogadores da seleção brasileira comemoraram a vitória por 5 a 0 sobre a Bolívia, pelas eliminatórias da Copa de 2018, de uma forma inusitada.

Sentados no chão, eles conversavam sobre a vitória vestindo imensas botas, que subiam até o quadril. Ligadas na energia, elas se inflavam e comprimiam as pernas dos atletas, que chamam o aparelho de "Robocop".

Nesta quinta-feira (23), após o confronto contra o Uruguai, em Montevidéu, os jogadores serão submetido a uma nova sessão com o aparelho usado para prevenir lesões após a partida.

As botas de compressão são apenas mais uma das engenhocas que a comissão técnica de Tite começou a usar na seleção brasileira.

Além das botas, a equipe vai embarcar para o Uruguai com computadores instalados com uma série de programa para mapear a condição física dos atletas durante o jogo, o desempenho de cada um no gramado e o desenho tático do time brasileiro e da equipe adversária.

Até um mastro de sete metros de altura estará na bagagem do time para a viagem à capital uruguaia. Na ponta da peça de metal, os auxiliares colocam uma câmera que registra toda a movimentação dos jogadores nos treinos.

O equipamento, que faz a edição do material em tempo real e também fotografa, é usado por times da Europa e serve para dar ao treinador um visão diferente dos atletas no campo. A câmera é guiada por um integrante da comissão na beira do campo.

O estafe da equipe brasileira vai levar ainda outras duas câmeras, que vão registrar a movimentação tática dos jogadores em todo o campo.

A seleção fará no Uruguai apenas um treino. Será na tarde de quarta-feira (22).

As novidades tecnológicas são a parte mais visível do trabalho desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Análise da CBF. Os técnicos atuam diariamente na confederação recolhendo e organizando dados sobre o desempenho de atletas e de seus times para municiar Tite com informações que o ajudem a tomar suas decisões.

Eles passam o dia analisando vídeos de partidas dos atletas nos seus clubes e cruzando informações estatísticas. A equipe trabalha em uma sala espaçosa, ao lado da de Tite, na sede da CBF, na zona oeste do Rio.

Na tarde desta terça-feira (21), a seleção fará no CT do São Paulo o último treino no Brasil antes da partida.

Líder das eliminatórias, com 27 pontos, o time praticamente garante vaga para o Mundial da Rússia se vencer em Montevidéu. O Uruguai é o vice-líder, com 23 pontos.

A delegação embarca para o Uruguai na noite de terça. O jogo será na quinta, às 20h.

Na outra terça(28), a seleção enfrentará o Paraguai, no Itaquerão, às 21h45. O torneio tem seis rodadas até o final.

Crédito: CBF/Divulgação Analista de desempenho da seleção monta equipamento para filmar treinos da seleção
Analista de desempenho da seleção monta equipamento para filmar treinos da seleção

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.