São Paulo ataca por feito inédito no século contra o Corinthians

Crédito: Robson Ventura/Folhapress Sao Paulo, SP, 18/03/2017, Brasil 18:25:04 Campeonato Paulista 2017 jogo Sao Paulo x Ituano no estadio do morumbi. O tecnico do Sao Paulo Rogerio Ceni ( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM, FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SP *** FONES 32242169 - 32243441 ***//Sao Paulo, SP 18/02/2017 Brasil Campeonato Paulista 2017 jogo Audax x Corinthians. O Tecnico do Corinthians Fabio Carille. ( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FONES 32242169 3224 3342 ***
Rogério Ceni (esq.) e Fábio Carille (dir.) se encontram no clássico entre São Paulo e Corinthians

ALEX SABINO
EDUARDO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Seis mata-matas, onze confrontos e um domínio total do Corinthians.

É contra esse retrospecto desfavorável que o São Paulo enfrenta o rival neste domingo (16), pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista, no Morumbi, às 19h (pay-per-view).

Desde 2002, os clubes se enfrentaram em seis oportunidades em disputas eliminatórias. Os corintianos venceram todas. A última vez que a equipe tricolor eliminou a alvinegra foi em 2000, exatamente na semi do Estadual.

Na ocasião, os dois jogos disputados no Morumbi tiveram o São Paulo como vencedor (2 a 1 e 2 a 0). Rogério Ceni já defendia a meta são-paulina e parou a equipe que havia sido campeã mundial no início daquele ano.

Na final, o time dirigido por Levir Culpi ficou com o título após bater o Santos na final.

De lá para cá, foram duas semifinais de Paulista (2009 e 2013), uma final da Rio-São Paulo e outra do Estadual (2002 e 2003), e a decisão da Recopa Sul-americana (2013).

Rogério Ceni esteve em todas as derrotas. Agora como treinador da equipe tricolor, terá a oportunidade de dar o troco no rival paulista que o fez amargar um jejum de quase 17 anos.

Para isso tem como principal arma o ataque. Em 19 jogos na temporada, a sua equipe já anotou 41 gols -média de 2,1 gols por partida.

A concentração é outro ponto trabalhado para que o time saia vencedor na disputa. A maioria dos gols sofridos no ano foi em razão de erros individuais que irritaram o comandante.

"Nós vamos jogar do mesmo jeito para vencer. Tentar ter a posse de bola, atacar e buscar o gol. Esse é meu jeito de jogar", enfatizou o treinador após derrota para o Cruzeiro, na quinta.

Ceni terá como adversário Fábio Carille. O técnico corintiano participou das últimas três disputas eliminatórias entre os clubes. Primeiro como auxiliar técnico de Mano Menezes e posteriormente de Tite, atual técnico da seleção brasileira.

Assim como o técnico são-paulino é um novato na função, mas já tem suas táticas para poder aumentar o tabu.

Se Ceni prioriza o ataque, Carille dá maior ênfase à defesa. Com apenas nove gols sofridos, é o time com a melhor zaga do Estadual ao lado do Palmeiras.

"[É preciso jogar] Com bastante organização e entrega. Clássico tem que ser assim", afirmou o treinador.

Nesta fase do torneio, o gol fora de casa não serve como critério de desempate.

NA TV
São Paulo x Corinthians
19h Pay-per-view

MATA-MATAS
São Paulo não elimina Corinthians desde 2000

2013 - Semi Paulista
Após um empate em 0 a 0, Corinthians venceu nos pênaltis (4x3)

2013 - Recopa Sul-americana
São Paulo perdeu os dois jogos: sofreu quatro gols e fez um

2009 - Semi Paulista
Com boa atuação de Ronaldo, Corinthians venceu no Morumbi e no Pacaembu

2003 - Final Paulista
Com 6 a 4 no placar agregado, time alvinegro ficou com o troféu

2002 - Final Rio-São Paulo
Corinthians conquistou seu 5º título do torneio

2002 - Semifinal Copa do Brasil
Foi a última vez que o São Paulo conseguiu vencer uma das partidas, mas mesmo assim saiu derrotado no saldo de gols: 3 a 2

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.