São Paulo define novo presidente em clima de guerra entre candidatos
No dia 2 de fevereiro de 2017, José Eduardo Mesquita Pimenta oficializou sua candidatura à disputa pela presidência do São Paulo. Desde então, uma "guerra fria" entre ele e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, atual mandatário e que briga pela reeleição, iniciou-se.
Nesta terça-feira (18), o vencedor desse embate nos bastidores será conhecido. A partir das 19h, os 239 conselheiros do clube votam para definir o novo presidente que terá mandato único até o final de 2020.
"Eu lamento que tiveram muitos ataques durante essa disputa. Isso não contribuiu em nada para o São Paulo. Espero que após as eleições consigamos um entendimento e um pacto pelo bem da instituição", afirmou Julio Casares, conselheiro e ex-diretor de marketing são-paulino.
Leco saiu na frente. Com a vantagem de estar no dia a dia do clube em um cargo de prestígio, fez um mandato popular e ficou com boa imagem internamente.
Primeiro, contratou o uruguaio Lugano. Com 35 anos em 2016, já não era mais o mesmo defensor de 2003, quando virou ídolo tricolor. Porém, o apelo dos torcedores fez o dirigente ceder. Em um ano, o jogador pouco atuou.
Em seguida, veio a demorada negociação pela permanência de Maicon. Também sob o clamor das arquibancadas, pagou cerca de R$ 22 milhões mais a cessão de 50% dos direitos econômicos de Lucão e Inácio ao Porto em um momento financeiro delicado do clube.
Por fim, a atitude que talvez tenha lhe dado a maior força para o pleito desta terça: a contratação de Rogério Ceni como novo treinador da equipe. Um ídolo incontestável, o ex-goleiro foi o último trunfo de Leco.
Conselheiros adversários de Leco e próximos a Pimenta contra-atacaram com críticas à atual gestão.
Eles centraram fogo especialmente no departamento de marketing, que, segundo eles, teria falhado em conseguir contratos vultosos a um clube com marca poderosa. Recentemente, o São Paulo fechou acordos com Arroz Urbano, Corr Plastik e Poty, empresas pouco conhecidas.
Além disso, nas últimas reuniões a diretoria do clube foi cobrada em relação a acordos de patrocínio com a Rock & Ribs e Prevent Senior. No caso da primeira, o clube estampou a marca da lanchonete por meses e não recebeu os valores combinados, além de ter ficado com o espaço do restaurante destruído e sem fornecedor.
Sobre a Prevent Senior, a Folha revelou que o contrato de R$ 22 milhões (que compunha conta de R$ 35 milhões de patrocínio ao todo e que era propagandeada por Leco) rendeu apenas R$ 9,2 milhões. A diretoria do clube contesta os valores, mas tem recebido fortes críticas de opositores por isso.
"Enfrentamos uma campanha aparelhada e financiada que partiu para a baixaria, criou notícias falsas e ofereceu 'pacotes de bondades' para quem mudasse de lado, mas todas essas medidas fracassaram porque os conselheiros sabem que o São Paulo hoje é um clube melhor e preparado para voltar aos seus tempos de glória", afirmou Leco sobre os ataques de seus adversários.
Avener Prado/Folhapress | ||
José Eduardo Mesquita Pimenta, candidato ao cargo de presidente do SPFC, durante entrevista em sua casa |
Sobre Pimenta, conselheiros da situação apontam escândalos do período durante o qual ele foi presidente do clube (1990 a 1994).
Aliados de Leco lembraram que em 1994 uma fita gravada pelo agente de jogadores Francisco Monteiro, o Todé, em 1991, mostrava Pimenta em uma suposta negociação para ganhar comissão na venda do atacante Mario Tilico para o Logroñes (ESP). O caso levou à sua expulsão do conselho deliberativo do clube.
Além disso, no mesmo ano ele foi acusado de tentar lesar o clube ao firmar contrato cedendo o uso da marca do clube à empresa SP Sport, com pagamento de cerca de um terço de todas as receitas.
Em 1997, apresentou resultado de perícia que mostrava que a fita de Todé tinha sido adulterada e conseguiu ser absolvido e voltar ao conselho do clube.
"Não posso responder por todos. Mas nós do comando da campanha nos pautamos pela ética e pela apresentação de propostas que irão revolucionar a gestão do São Paulo Futebol Clube. Quem acompanhou a campanha sabe que nosso principal objetivo foi trazer ideias e soluções para reconstruir o clube, que há anos perdeu seu protagonismo e importância no cenário futebolístico nacional e internacional", disse Pimenta.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade