Tite tem 16 de 23 jogadores quase garantidos na Copa da Rússia

Crédito: Jason Reed/Reuters Football Soccer - Australia v Brazil - International Friendly - Melbourne Cricket Ground, Melbourne, Australia - 13/06/17 - Brazil's Willian in action as a seagull flies past. REUTERS/Jason Reed ORG XMIT: YLE244
O meia-atacante Willian, do Chelsea, é um dos jogadores que devem ser convocados para a Copa

LUIZ COSENZO
DE SÃO PAULO

A exatamente um ano da abertura da Copa do Mundo da Rússia, o técnico da seleção brasileira, Tite, já tem 16 nomes praticamente definidos para o Mundial, de acordo com o observado nos 11 jogos de sua era à frente da equipe (oito pelas eliminatórias e três amistosos).

As partidas diante de Argentina –derrota por 1 a 0–, na última sexta-feira (9), e Austrália –vitória por 4 a 0–, nesta terça (13), serviram principalmente para o treinador analisar novos nomes para as posições de goleiro, lateral-direito, zagueiro, primeiro volante e atacante.

A Fifa permite a inscrição de 23 jogadores no Mundial, sendo três goleiros. A tendência é que Tite convoque ainda ao menos quatro laterais, quatro zagueiros, dois volantes, três meias, quatro atacantes que jogam pelos lados e dois centroavantes –a última vaga deve ser preenchida por um zagueiro que também atua como volante ou um outro atacante.

O treinador tem mais sete jogos para definir a posição desse último atleta e fechar a lista de 23 jogadores, provavelmente anunciada em maio do ano que vem.

Titular contra a Austrália, Diego Souza ganhou pontos com o técnico. Como centroavante, fez bem a função de pivô e marcou dois gols.

Com Gabriel Jesus assegurado no Mundial, o jogador do Sport briga pela vaga de centroavante reserva com Roberto Firmino, que não foi convocado para esses últimos amistosos.

Os outros gols da seleção foram de Taison, que entrou no lugar de Douglas Costa –mal na partida– e teve boa participação, e Thiago Silva, que comandou a zaga em seu segundo jogo como titular sob o comando de Tite.

Rodrigo Caio, o outro zagueiro testado por Tite na vitória tranquila sobre a seleção australiana, também teve boa atuação.

Nas laterais, Rafinha e Alex Sandro não foram exigidos defensivamente no jogo desta terça-feira.

No gol, Diego Alves teve pouco trabalho, mas mostrou habilidade com os pés para sair jogando.

No meio de campo, a novidade foi David Luiz, que atuou como volante. Ele se mostrou afoito na função, cometendo faltas desnecessárias e levando dribles.

Apesar disso, Tite destacou a vontade que o jogador campeão inglês na última temporada pelo Chelsea mostrou em campo.

"Fiquei muito contente em dar oportunidade a ele. Os atletas puderam produzir o seu melhor. E ressalto o que o David [Luiz] falou na hora da oração: 'vocês não sabem como é bom estar aqui'", comentou o treinador após a partida contra a Austrália.

"Eu sei o quanto eu amo representar o meu país e estar nesse ambiente. Eu abri meu coração na hora da oração e falar isso para todos os que têm a oportunidade de estar aqui", afirmou o jogador, que perdeu espaço no time nacional com a chegada do técnico gaúcho.

Já Paulinho e Giuliano, que deu a assistência para o primeiro gol, tiveram atuações sólidas. Responsável pela armação, Philippe Coutinho foi um dos mais participativos do time.

Até o Mundial, a seleção enfrenta Equador, Colômbia, Bolívia e Chile, pelas eliminatórias, e ainda deve fazer amistosos contra Inglaterra e França em novembro.

Em março de 2018, o time pega a Alemanha no último teste antes da Copa. Será o primeiro confronto entre as duas seleções desde o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.