Rússia joga em busca de prestígio e autoafirmação antes da Copa

Crédito: Maxim Zmeyev/AFP Football Soccer - Russia v Lithuania - International Friendly - Otkrytie Arena stadium, Moscow, Russia - 26/03/16. Russia's Fedor Smolov celebrates with his team mate Dmitri Tarasov after scoring a goal against Lithuania. ORG XMIT: MOS15
Jogadores russos comemoram gol durante amistoso contra a Lituânia no ano passado

FÁBIO ALEIXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO PETERSBURGO

Se para muitas das seleções a Copa das Confederações é só um aquecimento para o Mundial do ano que vem, para a anfitriã Rússia ela é uma prova de fogo em busca de prestígio e afirmação.

Isso porque a equipe foi eliminada na primeira fase dos últimos três grandes torneios que disputou: as Eurocopas de 2012 e 2016 e a Copa do Mundo de 2014.

A última boa lembrança remete a 2008, quando o time alcançou as semifinais da Euro e foi eliminado pela Espanha, que seria campeã.

Classificada ao Mundial como país-sede, a Rússia fará neste sábado (17), às 12h (de Brasília), contra a Nova Zelândia, seu primeiro jogo valendo alguma coisa desde 20 de junho de 2016, quando perdeu de 3 a 0 para o País de Gales na Eurocopa –no período, só disputou amistosos.

São apenas oito os jogadores remanescentes daquela partida. Nem o técnico é o mesmo. Stanislav Cherchesov assumiu em agosto do ano passado o cargo que era de Leonid Slutsky.

Ele, aliás, é o terceiro comandante russo desde a Copa de 2014. Até julho de 2015, o técnico era Fabio Capello.

"Estamos reconstruindo a equipe, com muitos atletas jovens. Este time precisa do apoio dos fãs, ganhar confiança. A experiência de participar de um campeonato oficial será fundamental porque faz tempo que não temos jogos valendo algo", afirmou Vitaly Mutko, que chefia o comitê organizador do Mundial e a federação russa.

Nos dois últimos amistosos preparatórios para a Copa das Confederações, os russos foram bem. Venceram a Hungria por 3 a 0 fora de casa e empataram em 1 a 1 com o Chile, em Moscou. Uma boa evolução para uma equipe que havia sido derrotada em março por 2 a 0 pela Costa do Marfim, em Krasnodar.

"Estes dois jogos serviram para dar confiança, principalmente contra o Chile, que é um time forte. Como nossa seleção foi mal nas últimas competições, então existe a desconfiança dos torcedores", afirmou o goleiro brasileiro Guilherme Marinato que é naturalizado russo desde 2015 e defende a seleção.

Para ganhar a confiança e a simpatia dos torcedores, a seleção realizou na última quarta-feira (14) um treino aberto aos fãs no estádio do CSKA, em Moscou, e atraiu cerca de 3.500 espectadores.

NA TV
Rússia x Nova Zelândia
12h Band e SporTV

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.