Em dia tenso na Catalunha, Barcelona vence Las Palmas sem torcida

Crédito: Albert Gea/Reuters
Vista de dentro do Camp Nou onde torcedores esperam partida de Barcelona e Las Palmas

DE SÃO PAULO

Sem a presença de torcedores no Camp Nou, o Barcelona derrotou o Las Palmas neste domingo (1º), por 3 a 0, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Busquets e Messi, duas vezes, marcaram os gols da vitória do Barça.

O dia foi tenso na Catalunha por causa do referendo sobre a sua independência. Segundo autoridades locais, foram registrados mais de 450 feridos em embates com a polícia, que chegou a usar balas de borracha contra alguns manifestantes.

Momentos antes do jogo, o Barcelona emitiu uma nota oficial anunciado que a disputa seria realizada com os portões fechados. A equipe explicou que a Liga Profissional de Futebol Espanhola negou o adiamento do jogo após pedido da diretoria.

"O Barcelona condena os eventos que aconteceram hoje na Catalunha para impedir exercício da democracia e proibir que seus cidadãos tenham o direito de livre expressão. Por conta disso, os diretores decidiram que o jogo contra o Las Palmas vai ser jogado de portões fechados depois da Liga Profissional de futebol se recusar a adiar o jogo", diz o Barça em comunicado.

Mesmo sem a presença de torcedores, um homem conseguiu invadir o gramado aos 26 minutos do segundo tempo. Ele foi retirado rapidamente pelos seguranças.

CAMISAS

O Barcelona entrou em campo com uma camisa com as cores da bandeira da Catalunha (amarela e listras em vermelho). Porém, jogou a partida com a sua camisa tradicional (azul e grená). O Las Palmas, por sua vez, bordou em sua camisa uma pequena bandeira da Espanha.

"A segurança estava garantida pela polícia. Jogamos de portões fechados por um tema excepcional, para que o mundo veja o que está acontecendo na Catalunha", disse o cartola. "Falamos com dirigentes, executivos, corpo técnico e jogadores e decidimos jogar com portões fechados. Lamentamos muito a falta de liberdade de expressão que está acontecendo hoje na Catalunha", completou.

REFERENDO

Zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué é conhecido apoiador da autonomia da região da catalunha e votou no referendo antes da partida.

Pelo Instagram, ele registrou a posição aos seguidores. "Já votei. Juntos somos inseparáveis defendendo a democracia", escreveu na rede social.

Outros nomes ligados ao elenco do Barcelona também se manifestaram pelas mídias sociais. O ex-jogador Carles Puyol disse que a votação não-oficial "é democracia". Ex-treinador do Barcelona, Pep Guardiola, hoje no comando do Manchester City, é outro nome favorável à separação catalã, assim como Xabi Alonso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.